O grupo terrorista Hamas violou o acordo temporário de cessar-fogo e atacou as Forças de Defesa de Israel (FDI), no norte da Faixa de Gaza, na manhã desta terça-feira, 28. Durante a ação, três soldados israelenses ficaram feridos.
Segundo o porta-voz das FDI, Daniel Hagari, o grupo terrorista detonou três explosivos contra as Forças de Defesa de Israel. Em uma das ocasiões, foram disparados tiros contra soldados israelenses, atingindo três homens.
+ Leia mais notícias sobre Mundo em Oeste
“Os soldados responderam, disparando contra os responsáveis pelos tiros”, disse Hagari. “Em todos os casos, as equipes das FDI permaneceram dentro das linhas de cessar-fogo acordadas.”
O cessar-fogo teve início na última sexta-feira, 24, e expiraria nesta segunda-feira, 27, mas Israel e Hamas ampliaram o acordo por mais dois dias. Durante o período, 50 reféns israelenses foram libertados, como parte do acordo.
Hamas afirma que Israel teria violado o cessar-fogo
O porta-voz das Brigadas Al-Qassam do Hamas, Abu Obeidah, disse que as Forças de Israel cometeram uma “violação clara” do acordo de cessar-fogo no norte de Gaza.
“Estamos comprometidos com a trégua, enquanto o inimigo se comprometer com ela”, afirmou Obeidah. “E apelamos aos mediadores para que pressionem Israel para aderir a todos os termos da trégua, em terra e no ar”
Leia também: “Israel recebe nova lista de reféns a serem libertados pelo Hamas”
A mídia palestina tem divulgado que caças israelenses voaram sobre a Faixa de Gaza, nesta terça-feira.
Segundo o jornal The Jerusalem Post, as FDI não sabiam se o ataque sinalizava o fim do cessar-fogo ou se era uma tentativa do Hamas de pressionar as FDI, para promoverem ataques contra a região. As forças israelenses também informaram que uma célula do Hamas ou da Jihad Islâmica pode ter cometido um erro e atacado Gaza.
Leia mais: “Faixa de Gaza: terroristas ainda mantêm 6 menores de idade como reféns”