O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, passou por uma cirurgia “bem-sucedida” no último domingo, 29, para remover sua próstata, disseram autoridades do hospital. O procedimento ocorreu em meio à guerra contra o Hamas, iniciada há um ano, com o ataque terrorista contra Israel. Netanyahu também enfrenta um julgamento por corrupção.
“O primeiro-ministro acordou da anestesia e está bem. Ele foi transferido para a unidade de recuperação e permanecerá sob observação nos próximos dias”, disse o hospital Hadassah Medical Center de Jerusalém.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O ministro da Justiça, Yariv Levin, atuou como primeiro-ministro interino durante a operação. Netanyahu deve permanecer hospitalizado por vários dias.
No sábado 28, o gabinete de Netanyahu anunciou que o premiê israelense foi diagnosticado na quarta-feira com uma infecção urinária causada por uma hipertrofia benigna da próstata.
Netanyahu tem 75 anos e apresentou uma série de problemas de saúde nos últimos anos: ele foi submetido a uma cirurgia para tratar uma hérnia em março e a outro procedimento em julho de 2023, quando recebeu um marca-passo.
A condição mais recente de Netanyahu é comum em homens mais velhos, mas o procedimento teve algumas consequências. Os juízes que supervisionam seu julgamento aceitaram um pedido de seu advogado no domingo para cancelar três dias de depoimentos agendados para esta semana. O advogado Amit Hadad argumentou que o primeiro-ministro seria totalmente sedado para o procedimento e hospitalizado por “vários dias”.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
Imagino que Deus também “apara a grama” em alguns…