Os humanos modernos podem ter coexistido com os neandertais durante um período de quase 3 mil anos, segundo estudo publicado na revista Scientific Reports. Os cientistas focalizaram seus estudos na França e no norte da Espanha, onde os últimos Homo neanderthalensis teriam vivido. A pesquisa pode ajudar a entender melhor a convivência entre as duas espécies nessa região da Europa.
Os pesquisadores analisaram um conjunto de dados de 56 artefatos feitos por neandertais e humanos modernos (28 para cada grupo) de 17 sítios arqueológicos. Depois, analisaram as datas mais antigas e mais recentes em que humanos e neandertais estariam presentes em cada um desses locais.
Relacionadas
Com base nessa modelagem, os autores estimam que os humanos modernos chegaram ao local entre 42,2 mil e 42,6 mil anos atrás, enquanto os neandertais desapareceram entre 39,8 mil e 39,7 mil anos atrás. Os pesquisadores também examinaram dez fósseis de neandertais da França e da Bélgica e concluíram que a espécie provavelmente se extinguiu na região entre 40,8 mil e 40,4 mil anos atrás. Isso sugere que os humanos modernos podem ter coexistido com seus “parentes” durante um período entre 1,4 mil e 2,8 mil anos na Europa Ocidental.
Não é a primeira vez que pesquisadores sugerem que humanos modernos e neandertais conviveram na Europa durante essa época. No entanto, segundo Igor Djokovic, principal autor do estudo, as novas descobertas conseguem definir com maior clareza as datas e os locais onde a convivência teria acontecido. Esse período teria sido suficiente para gerações de humanos e neandertais se conhecerem, acasalarem e compartilharem conhecimento uns com os outros.
Caraca, é o Lula esse neandertal!
Neandertal bom é aquele que fala com a língua presa, rouba dinheiro dos outros neandertais e bebe cachaça na garrafinha de água, sem limão nem gelo. E ainda fala que a mulher não sabe porra nenhuma… Sabe tomar banho!
Carta de Luladrão à Revista Oeste:
A todof of vornaliftaf da Revifta Oefte: eu goftaria de divêr que eu nun têiu língua prêva, que iffo é túdu mintira. Goftaria também de divêr que eu fô inofênti, não robêi a Petrobráif, nem a Eletrobráif, nem o BNDEF, nem o fítio de Atibaia, nem o tripéks do Guarujá, nem o apatamêntu de Fão Benádo, nem o Inftituto Lula, nem a conta na Fuífa (na Zoropa). Iffo túdu é facanávi duf meuf amígu currúptu, eu num fabía de nada diffo. É facanávi também do Férfio Môru, aqueli fuíf fiadaputa de Curitiba, onde fiquei doif ânuf prêvo naquêli frio abfurdo abafo di féro. Agora que o Effeteéfi (STF) mi foltô, eu fou inofênti e nun dêvo maif nada, péffo os vótuf di tôdof of leitôref da Revifta Oefte. Maf fi não quifé votá nimim, então fai tomá nukú tudumundu, feuf fafifta du caraio. Pusquê eu nuquéru fóto de niguêim, eu quero é diêro dufêif, bando de trôfa. Bêjo no coraffaum dufêif, e fai Curíntia !!!
Conheço gente com estas características físicas ainda hoje. Eles estão entre nós!
Putz! Com certeza, o lula e os ptzanas estão aí para mentirmos…