A Igreja Ortodoxa Russa repreendeu o papa Francisco nesta quarta-feira, 4, pelas declarações dadas pelo pontífice a um jornal italiano.
Ontem, Francisco disse ao periódico Corriere Della Sera que o patriarca Kirill — representante da Rússia —, que apoiou a guerra na Ucrânia, “não pode se tornar o coroinha do presidente Putin”.
Hoje, a Igreja Ortodoxa Russa, classificou como lamentável e ainda disse que tais comentários prejudicariam o diálogo entre as Igrejas. “O papa Francisco escolheu um tom incorreto para transmitir o conteúdo dessa conversa”, disse o patriarcado de Moscou.
“Tais declarações não devem contribuir para o estabelecimento de um diálogo construtivo entre as Igrejas Católica Romana e Ortodoxa Russa, o que é especialmente necessário no momento.”
Kirill, de 75 anos, um aliado próximo de Putin, vê a guerra como um baluarte contra um Ocidente, que ele considera decadente.
Na entrevista, Francisco disse que, quando teve uma videoconferência de 40 minutos com Kirill, em 16 de março, o patriarca passou metade dela lendo uma folha de papel “com todas as justificativas para a guerra”.
Igreja Ortodoxa Russa
A Igreja Ortodoxa Russa é de longe a maior das igrejas da comunhão ortodoxa oriental, que se separou do cristianismo ocidental no Grande Cisma de 1054. Hoje, ela tem cerca de 100 milhões de seguidores dentro da Rússia.
A Ucrânia tem cerca de 30 milhões de crentes ortodoxos, divididos entre a Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou e duas outras Igrejas Ortodoxas, uma das quais é a Igreja Ortodoxa Ucraniana autocéfala, ou autogovernada.
Leia também: “Antônio Conselheiro e a Europa antirreligiosa”, texto de Theodore Dalrymple publicado na edição 59 da Revista Oeste
Que moral tem esse papa vagabundo argentino para falar dos outros.
Esse verme Francisco instrumento de Pedófilos e esquerdistas nós dá nojo !
Se o “conceituado patriarca da IGREJA ORTODÓXA RUSSA é coroinha do Putin
Esse verme dessa falida igreja católica é COROINHA DOS PEDÓFILOS e vagabundos comunistas !
Chiquinho só vomita merda
Se o russo é o coroinha do Putin, Francisco é o coroinha da NOM e um comunista ordinário que não falou um “A” sequer sobre a aprovação do aborto na Argentina, seu país, e fica mudo sobre assuntos atinentes às liberdades individuais! É PORCO falando do TOUCINHO! Do russo o mundo conhece pouco, mas desse tal Francisco, o enviado do capiroto, sobram evidências das suas cafajestagens! É um sujeitinho inconfiável, que colocou a Igreja Católica de morro abaixo! A história dirá!
Francisco é um herege!
Pobres católicos, estão ferrado com um FDP como líder de suas igreja!
Bergoglio, declare-se radicalmente contra
a campanha diabólica pelo aborto e à perseguição implacável a cristãos mundo afora.
Prove que você não é inteiramente subordinado à agenda progressista, Bergoglio.
Sem querer entrar no mérito de guerra.
Apenas uma colocação no grande cisma na não foi a igreja ortodoxa que se separou da romana. A romana fazia parte de um dos patriarcados das igrejas católicas apostólicas.
A romana se separou de todas as outras. Todos estavam errados porque havia um interesse político envolvido. Mas a igreja que foi criada por Cristo foi a catolica apostólica. A igreja católica romana fez várias mudanças para se “adequar” ao.ocidente saindo da tradição que eh praticada pelas ortodoxas (russa, grega, antioquina etc)
Do papa Francisco tudo se espera. Exceto que ele seja um pastor preocupado com suas ovelhas.
O Socialista Chiquinho metido a dar pitacos. Toma…