O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou nesta quinta-feira, 10, que o furacão Milton, apesar de significativo, não atingiu o pior cenário esperado. Comparado ao furacão Helene, ocorrido em setembro e que resultou em pelo menos 230 mortos, Milton causou menos danos. “Entenderemos melhor a extensão dos estragos ao longo do dia”, afirmou DeSantis.
A maioria das escolas na Flórida continua fechada, mas as aulas devem voltar na sexta-feira 11. O governador alertou sobre os perigos após a tempestade e pediu às pessoas que evitem voltar para casa agora.
Em Tampa, ainda há risco de inundações, mesmo que a cidade tenha escapado dos piores danos, segundo a prefeita, Jane Castor. “Ainda não acabou”, disse ela. “Quando a maré alta chegar, às 7h da manhã, os rios vão transbordar em todo o Condado de Hillsborough, não só em Tampa.”
Castor planeja sobrevoar a área para verificar os danos. A tempestade deixou a maioria dos clientes da Tampa Energy sem energia. Durante a noite, 15 pessoas, incluindo crianças, ficaram presas em uma casa por causa de uma árvore caída, mas foram resgatadas, segundo o chefe de polícia, Lee Bercaw.
Estragos do furacão Milton: veja fotos e vídeos
O furacão Milton atingiu a costa da Flórida, nos Estados Unidos, às 20h30 desta quinta-feira, 9. Os ventos chegaram a 205 km/h. Em menos de uma hora, Milton deixou pelo menos de 3 milhões de pessoas sem energia em todo o Estado.
Leia também: “Furacão Milton: ventos na costa da Flórida chegam a 205 km/h”
Depois de tocar o solo, o fenômeno perdeu força e caiu para categoria 1. No entanto, o Estado permaneceu em alerta para grandes inundações.
De acordo com o jornal The New York Times, antes de atingir a costa, vários tornados gerados pelo furacão já haviam ocorrido na região. Três escritórios do Serviço Nacional de Meteorologia emitiram mais de 130 alertas.
Siesta Key, onde Milton tocou o solo, é uma ilha próxima a Sarasota, com praias de areia branca e cerca de 5,5 mil habitantes. Localizada a 113 km ao sul de Tampa, a cidade é uma das áreas que devem ser mais impactadas, segundo previsões meteorológicas.
Milton também causou danos significativos no estádio Tropicana Field. O espaço, que é a casa do Tampa Bay Rays, teve o teto destruído pela força do furacão. Ninguém se feriu.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste