O Comando Estratégico dos Estados Unidos assegura que a China conta com uma “sólida capacidade de mísseis balísticos”, que permitiria lançar um ataque capaz de alcançar o território norte-americano.
Charles Richard, chefe do Comando Estratégico dos EUA, expressou sua preocupação com a “impressionante expansão” do arsenal nuclear da China e seus avanços no campo dos sistemas hipersônicos, informou a agência de notícias Bloomberg, na segunda-feira 4.
Em uma declaração escrita dirigida ao Subcomitê de Defesa da Câmara dos Representantes dos EUA, Richard assegurou que Pequim tem a capacidade de “escalar unilateralmente um conflito a qualquer nível de violência” e “a qualquer momento”, observando que Washington já não pode se “dar ao luxo” de pensar que o risco é baixo.
A China conta com “três novos campos de mísseis nucleares” no oeste de seu território, cada um com aproximadamente 120 silos. Esta “sólida capacidade de mísseis balísticos” permite ao país lançar um ataque capaz de alcançar os EUA, indicou Richard.
Outros avanços incluem radares terrestres e pelo menos um satélite geoestacionário, capaz de detectar lançamentos de mísseis balísticos, observou.
O alto comando ainda comentou que a China está “investindo pesado”, entre outras coisas, em tecnologia de armas hipersônicas contra sistemas de defesa antimísseis, antissatélites e sistemas aéreos não tripulados.
Leia também: “Um mundo em guerra”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na edição 106 da Revista Oeste
Mudanças de polo de poder como o que assistiremos em breve , dos EUA para a China , não acontecerão na história senão com guerras .
Caso singular foi a passagem de bastão da Grã Bretanha para os EUA após a WW I , ali eram “ parentes “ …. E a passagem foi aceita pois um assumiu a proteção do outro e não feriu interesses fundamentais já que partilhavam mesma visão de mundo e valores .
Não é o caso de China e EUA .
Haverá tensões e um conflito breve ou longo será inevitável a meu ver .
Não!
Na WW1 a Inglaterra passou a perna nos EUA…CARACÚ tipico.
Já na WW2 os EUA, escaldados pelo passa moleque que a inglaterra deu, EXIGIRAM a transferência de 90% das bases navais ao redor do mundo detidas pela Inglaterra colonialista/imperialista.
POR ISSO os EUA não queriam entrar na segunda grande guerra SEM ANTES a Inglaterra implorar por ajuda.
Foi ai que a inglaterra perdeu 90% de seu poder mundial e passou para os EUA….ação entre pai e filhote típico;
Narrativas para vender armas.
EUA é o maior vendedor de armas.
Todo ano inventa ou incentiva guerras para vender armas.
OTAN é um perigo para o Brasil.
Depois que o bidê e outros países queriam tomar a Amazônia não acredito em mais nada do que esses doidos falam
O orçamento militar dos USA já é de 830 bilhões de dólares. Pelo visto a indústria militar ainda quer mais.
A única coisa que os EUA fazem é falar muito e agir pouco. Já, já a estátua da liberdade será substituída pela foice e o martelo.
GENTE!! ALERTA!!
JÁ era esperando esse ímpeto democrata de majorar, de dramatizar, de causar pânico no público dos EUA e,, de tabela, no mundo todo. PARA INCREMETAR OS GASTOS MILITARES… era a plataforma secreta dos democratas.. POR ISSO FRAUDARAM AS ELEIÇÕES!
Escreva ai…os EUA vão aumentar seus gastos militares pra mais de 1 trilhão de dólaras…devidamente EMITIDOS NAS IMPRESSORAS NORTE AMERICANAS E PAGOS PELO MUNDO TODO.
è URGENTE! inexorável que o Brasil com o resto do mundo adotem outro padrão de moeda de troca…não dá mais para BANCAR esses GASTOS Norte Americanos que só beneficiam empregos e capacidade industrial de alto valor agregado para eles.
Vocês esperavam o quê?! Que a china não reagiria?! …
Perfeito!!! É por aí mesmo!!!