O Vikram-S se tornou o primeiro foguete fabricado pelo setor privado da Índia a decolar para o espaço. A startup Skyroot Aerospace realizou o lançamento, nesta sexta-feira, 18.
A empresa foi criada em 2018, na Índia. De acordo com site da companhia, a missão da startup é “abrir o espaço para todos”.
Até o lançamento de hoje, a única empresa da Índia a enviar foguetes para o espaço era a estatal Organização de Pesquisa Espacial Indiana. A empreitada da Skyroot Aerospace, entretanto, contou com o apoio da empresa governamental. Pesando por volta de 600 quilos, o modelo Vikram-S decolou do Porto de Sriharikota, na costa sudeste do país, e chegou a quase 90 quilômetros de altitude.
Narendra Modi, primeiro-ministro indiano, celebrou o feito por meio de uma mensagem no Twitter. “Um momento histórico para a Índia, quando o foguete Vikram-S, desenvolvido pela Skyroot Aerospace, decolou hoje de Sriharikota”, escreveu. “É um marco importante na jornada da indústria espacial privada da Índia.”
A historic moment for India as the rocket Vikram-S, developed by Skyroot Aerospace, took off from Sriharikota today! It is an important milestone in the journey of India’s private space industry. Congrats to @isro & @INSPACeIND for enabling this feat. pic.twitter.com/IqQ8D5Ydh4
— Narendra Modi (@narendramodi) November 18, 2022
O político também saudou os jovens do país pela decolagem. “Essa conquista atesta o imenso talento de nossa juventude, que aproveitou ao máximo as reformas históricas do setor espacial.”
A Índia é um excelente parceiro comercial, mas somente se nos tornamos um país LIVRE dos tentáculos dos comunistas.
Todo mundo tentando descobrir a tal curvatura da terra.kkkk
Enquanto os jovens da Índia e de outros países também estão se ocupando com essas atividades esses mortadelas daqui ficam a adorar ladrão. Esse país tem futuro… de colônia que sempre foi. Parabéns aos jovens desta empresa privada indiana.