Milhares de pessoas precisaram ser evacuadas da região de Sitaro, localizada na Província de Sulawesi do Norte, na Indonésia, em decorrência da erupção do vulcão Monte Ruang. O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos (PVMBG) emitiu alerta de risco máximo para tsunami na noite desta quarta-feira 17.
“As pessoas que vivem na área da Ilha Tagulandang em um raio de 6 quilômetros devem ser imediatamente evacuadas para um local seguro”, declarou Hendra Gunawan, chefe do centro. As informações são do jornal Antara, da Indonésia.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
As autoridades da Indonésia anunciaram a evacuação de 11 mil pessoas das áreas próximas ao vulcão, incluindo a Ilha de Tagulandang, que tem cerca de 20 mil habitantes.
“As pessoas na Ilha de Tagulandang, especialmente aquelas que vivem perto da costa, devem estar cientes do potencial de ejeções de rochas incandescentes, nuvens quentes e tsunamis causados por corpos vulcânicos que desabam no mar”, afirmou Gunawan.
Dados do Centro de Vulcanologia da Indonésia mostram que nas últimas 24 horas foram registradas cinco erupções com alturas de 1,8 mil metros a 3 mil metros do pico do Monte Ruang. O fenômeno causou sons estrondosos, terremotos e relâmpagos vulcânicos.
Risco de tsunami na Indonésia
O alerta máximo foi emitido pelo Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos da Indonésia porque há a possibilidade de que parte do vulcão possa desabar no mar e causar um tsunami, como foi registrado no país em 1871.
De acordo com Gunawan, atualmente a “força de erupção do Monte Ruang” está aumentando. Também há afirmação de que “há a emissão de nuvens quentes que chegam a aproximadamente 1,7 quilômetros de altura”.
O Centro de Vulcanologia da Indonésia registrou, de 1º a 17 de abril deste ano, 1.439 terremotos vulcânicos profundos, 569 terremotos vulcânicos rasos, seis terremotos tectônicos locais e 167 terremotos tectônicos distantes.
Um vulcão desses acaba sendo resposável pelo resfriamento global.