A Marinha da Indonésia confirmou neste sábado, 24, que localizou destroços do submarino que estava desaparecido havia três dias, na costa de Bali, com 53 pessoas a bordo. Segundo as autoridades do país, não há esperança de encontrar sobreviventes, relata a Associated Press.
“Com base nos elementos que encontramos, mudamos a situação do submarino de ‘desaparecido’ para ‘afundado'”, afirmou o porta-voz da Marinha, Yudo Margono, em entrevista coletiva.
Segundo as autoridades militares, o submarino pode ter afundado a uma profundidade de 700 metros, maior do que ele poderia suportar. Também foi detectada uma mancha de óleo na área em que ocorreu o afundamento, o que pode indicar o rompimento do tanque ou um problema técnico.
Leia também: “Marinha e PF interceptam veleiro carregado com 1,5 tonelada de cocaína”
O submarino KRI Nanggala-402 perdeu contato com o centro de controle marítimo da Indonésia na quarta-feira 21, durante a realização de exercícios militares ao norte da ilha de Bali. O desaparecimento aconteceu após o submarino receber autorização para submergir. Não houve resposta aos contatos.
As equipes de resgate haviam informado na sexta-feira 23 que as reservas de oxigênio da tripulação acabariam às 15h de ontem (madrugada deste sábado, pelo horário de Brasília). Dez helicópteros e navios de busca foram enviados para a área, com ajuda de Estados Unidos, Austrália, Cingapura e Índia.
O submarino KRI Nanggala-402 pesa cerca de 1,4 tonelada e foi construído na Alemanha, em 1977. Ele foi incorporado à frota indonésia em 1981.