O Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) informou que a inflação na Argentina subiu quase 7% em março. Em 12 meses, a inflação no país acelerou para pouco mais de 55%. A taxa mensal em março é a mais alta registrada na Argentina desde abril de 2002, quando a inflação registrou 10,4%.
O Indec salientou que março foi o primeiro mês a contemplar o impacto da invasão russa à Ucrânia sobre os preços dos alimentos e da energia. Entre janeiro e março, a inflação na Argentina acumula alta de pouco mais de 16%, o nível mais alto para o primeiro trimestre desde 1991, conforme o Indec.
Ainda segundo o instituto de estatísticas, os preços dos alimentos e das bebidas não alcoólicas avançaram pouco mais de 7% na comparação com fevereiro. Portanto, os programas do governo de Alberto Fernández para controlar os preços de vários itens básicos nos supermercados não funcionaram.
Já o segmento de habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis ficaram quase 8% mais caros no mês, atrás apenas de roupas e calçados (11%) e educação (24%). Os dados foram divulgados na quarta-feira 13, em meio ao racha entre os peronistas Alberto Fernández e Cristina Kirchner.
A divisão na esquerda levanta dúvidas sobre a capacidade do Executivo de restabelecer a economia.
Leia também: “Argentina: o eterno flerte com o suicídio”, artigo publicado na Edição 68 da Revista Oeste
O ex-condenado fará o Brasil ser a Argentina amanhã.
Uai! Onde está o Macron com essa outra mocréia aí da foto? Eita mineirim besta…. morrendo de vergonha dele.
Agora, não podemos criticar inflação de 55% em 12 meses, num país que já teve inflação de quase 80% em apenas um mês, ou já se esqueceram do Sarney, a grande contribuição daquele estado miserável do Maranhão a este país?
É importante salientar, sempre, o imenso perigo da esquerda no poder. O Brasil, se estiver, eventualmente, sob a esquerda a partir de 2023, será, sim, uma Argentina.
E com elefantíase.
“Essa velha é pior que o Vesgo” (Mujica).
Ué, pensei que a Argenzuela estivesse nos melhores dos mundos. Quando o poste da cristina foi eleito, a “grande mídia” brasileira e os esquerdopatas comemoraram, cansei de ouvir afirmações de que os hermanos agora tinham um PRESIDENTE, estão reclamando do que?, o socialismo está dando certo lá…..
Os hermanos continuam iludidos em que o estado tudo supre.
Todo o cenário econômico mundial diante da pandemia previa quadro inflacionário alto, mas alguns países que retrocederam aos padrões apaixonados pelo controle centralizado estão vivendo momentos ainda mais sombrios. E no final quem paga é sempre o contribuinte.
Vergonhoso ver o que fazem os esquerdistas ao redor do mundo!
Op aqui o governo foi e está sendo massacrado pelas mazelas do mundo e problemas recorrentes, Lula e sua turma ( inclusive o STF) estão querendo acabar de vez com o País !
Vergonhoso !