O Corpo de Bombeiros de Washington, capital dos Estados Unidos da América (EUA), identificou cocaína dentro da Casa Branca, no domingo 2, durante uma inspeção de rotina. O caso levou ao fechamento temporário de parte da residência do presidente norte-americano, Joe Biden, que estava ausente no momento.
De acordo com a agência de notícias Associated Press, dois agentes do Serviço Secreto dos EUA encontraram o pó branco em uma área que pode ser acessada por grupos turísticos, por volta das 20h45 do horário local. Em entrevista à agência de notícias Reuters, o órgão confirmou que “um item desconhecido” havia sido encontrado, mas sem especificar do que se tratava.
Leia mais:
“Na noite de domingo, o complexo da Casa Branca foi fechado por precaução, enquanto oficiais da Divisão de Uniformes do Serviço Secreto investigavam um item desconhecido encontrado dentro de uma área de trabalho”, disse um porta-voz, em comunicado.
Em que lugar da Casa Branca a cocaína havia sido descoberta
O Corpo de Bombeiros descobriu o item na ala oeste, uma área anexa à mansão executiva que inclui o Salão Oval. O espaço também conta com sala do gabinete, área de imprensa e escritórios.
Depois da descoberta, uma equipe foi enviada para realizar testes com o achado. O jornal norte-americano Washington Post informa que um dos agentes transmitiu por rádio o resultado da prova. “Temos uma barra amarela dizendo cloridrato de cocaína”, informou um especialista.
Leia também: “A queda de Joe Biden”
Quando a Casa Branca havia sido reaberta, os especialistas enviaram o pó para novos testes. “O Corpo de Bombeiros rapidamente determinou que o item não era perigoso”, acrescentou o Serviço Secreto.
O porta-voz também disse que há uma investigação sobre a causa e a maneira como a substância entrou no complexo. Joe Biden e sua família partiram para Camp David, na sexta-feira 30, e retornaram à Casa Branca na terça-feira 4. Diversas pessoas trabalham ou passam regularmente pela ala oeste do local.
Leia também: “Filho de Joe Biden se declara culpado em processo por sonegação fiscal e posse de armas”