A imprensa iraniana confirmou que o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, de 63 anos, e o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, morreram em um acidente de helicóptero na província do Azerbaijão Oriental. Segundo a Press TV e as agências Tasnim e Mehr, todos os ocupantes da aeronave faleceram.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Entre as vítimas estavam também o governador da província, Malek Rahmati; Imam Mohammad Ali Alehashem; o comandante, o copiloto, o chefe de tripulação, o chefe de segurança e um guarda-costas.
Imagens capturadas por drones do Crescente Vermelho e divulgadas pela agência Fars mostraram o local do acidente em uma encosta íngreme e arborizada, com poucos vestígios da aeronave, exceto uma cauda azul e branca.
“Pelo menos 73 equipes de resgate foram até o local, perto da vila de Tavil, na província iraniana do Azerbaijão Oriental”, informou Pir-Hossein Kolivand, chefe do Crescente Vermelho Iraniano, conforme relatado pela Tasnim.
Percurso político de Ebrahim Raisi
Nascido em 1960, Ebrahim Raisi, iniciou sua carreira como promotor no início dos anos 1980 e ascendeu a procurador-geral de Teerã em 1994. Em 2019, tornou-se chefe da Justiça. Ele assumiu a Presidência do Irã em 19 de junho de 2021, depois de uma eleição amplamente considerada manipulada, com uma participação de apenas 48,8% dos eleitores. Esse foi o menor índice de adesão desde a fundação da República Islâmica do Irã, em 1979.
Sanções e acusações contra Raisi
O Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções a Raisi em novembro de 2019, devido à sua participação na “comissão da morte” de 1988 e a um relatório das Nações Unidas que apontou a aprovação judicial de execuções de pelo menos nove crianças entre 2018 e 2019. (Com informações da CNN Internacional).
O castigo de Deus sempre na hora certa…tem mais gente por vir…
Que as 21 virgens sejam TRAVECOS e comam o cool desse ser repugnantemente diabólico…e o próprio demônio o finalize e o ressuscitar diariamente no inferno…MORTE a esses terroristas
Já foi tarde.
caiu ou foi derrubado? de qualquer forma menos um
Menos um!
Lula e seus sequazes irão sentir mais essa morte do que os mortos da tragédia do Rio Grande do Sul. Tenham certeza.
Uma aeronave presidencial cair por motivo de “pane/acidente”?! Aí tem… De qq modo, não era “flor que se cheire”.
Certamente Lula viajará com uma grande comitiva para o funeral, Janja fará novo guarda-roupa para a viagem e, para dispersar a tristeza, na volta, farão uma escala na Europa.