Um dia depois de os Estados Unidos afirmarem que o Irã está por trás dos ataques houthis a navios, principalmente no Mar Vermelho, o governo iraniano agiu às claras. A BBC informou que “um navio-tanque químico no Oceano Índico foi atingido por um drone lançado do Irã no sábado, 23, dizem os militares dos EUA. Um incêndio a bordo do (navio) Chem Pluto foi extinto. Não houve vítimas.”
Leia mais: “Irã ameaça: Estados Unidos devem controlar Israel para evitar consequências”
Irã tem apoiado os ataques houthis a navios no Mar Vermelho nos últimos dois meses, conforme informa o The Jerusalem Post. No início, os ataques visavam à cidade de Eilat, no sul de Israel.
Depois, os alvos foram navios comerciais tidos como pró-Ocidente, o que prejudicava a rota marítima da região. Os houthis, apoiados pelo Irã na Guerra do Iêmen, dizem estar atacando em solidariedade ao Hamas.
O jornal afirmou que o Irã também dá suporte ao Hamas e agora se juntou formalmente aos aos ataques dos houthis aos navios. A última ação foi o ataque de longo alcance com drones no Oceano Índico.
Leia mais: “Houthis atacam 2 navios comerciais, diz comando dos EUA”
Com isso, o país persa criou um arco de ameaças de drones que se estende desde o Iêmen até Chabahar, no Irã, perto da fronteira com o Paquistão.
Acusação norte-americana
No dia anterior ao ataque, que ocorreu no sábado 23, os EUA haviam acusado o Irã de estar envolvido com os houthis à navegação no Mar Vermelho.
A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, disse “sabemos que o Irã esteve profundamente envolvido no planeamento das operações contra navios comerciais no Mar Vermelho”.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Na região, como defesa, foi criada uma rede de proteção, denominada Operação Prosperity Guardian (OPG). A aliança é formada por um grupo de países que concordou em ajudar a fornecer segurança no Mar Vermelho após numerosos ataques.
No sábado 23, o Comando Central dos EUA disse que entre 15h e 20h (horário de Sanaa), o USS Laboon (DDG 58) patrulhava o sul do Mar Vermelho como parte da Operação Prosperity Guardian (OPG).
Na patrulha, o comando abateu quatro drones aéreos não tripulados originários de áreas controladas pelos houthis no Iêmen, que chegavam ao USS Laboon. Não houve feridos ou danos neste incidente.
Soltar uma bomba dobre o Irã resolve tudo.
N testa dos Aiatolás.