A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que o Irã vai presidir uma das etapas da Conferência sobre Desarmamento 2024, um fórum internacional destinado a negociar e elaborar acordos sobre o controle de armas.
As sessões ocorrerão entre 22 de janeiro e 13 de setembro, com cinco países revezando a presidência: India, Irã, Iraque, Irlanda e Israel.
O governo iraniano será o responsável por conduzir os trabalhos por duas etapas: de 18 a 29 de março; e de 13 a 24 de maio.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
De acordo com a ONU, a escolha é feita por ordem alfabética seguindo a lista dos 65 membros da Conferência sobre Desarmamento, da qual o Brasil também faz parte.
O texto de apresentação da Conferência, publicado na página oficial da ONU, ressalta que em edições anteriores, o evento “negociou acordos multilaterais significativos de limitação de armas e desarmamento”. O órgão citou o “Tratado de Proibição Completa de Testes Nuclerares”.
Analistas políticos criticam a ONU
O professor André Lajst, presidente no Brasil da Stand With Us, ONG internacional dedicada a promover a relação positiva com Israel, usou as redes sociais para criticar a presença do Irã na presidência da Conferência.
O doutor em Ciências Políticas ressaltou que a “República Islâmica financia e fornece armamento militar a diversos grupos terroristas”.
O advogado canadense e ativista dos direitos humanos, Hillel Neuer, também usou as redes sociais para criticar o que chamou de “piada”.
Em seu perfil no Instagram, Neuer escreveu: “Permitir que um fora-da-lei internacional supervisione os esforços internacionais de controle de armas é simplesmente errado”.
Leia também: “Irã afirma que ‘não há limite’ para bombardear inimigos”
Saiba quais são os principais itens da agenda da Conferência do Desarmamento 2024
A agenda da Conferência tem como itens principais de discussão o fim da corrida armamentista nuclear e a prevenção da guerra nuclear, incluindo todas as questões relacionadas a essa questão.
Estão previstos também os debates sobre a prevenção de uma corrida armamentista no espaço exterior; além de acordos internacionais para assegurar os Estados não nucleares contra o uso ou ameaça de uso de armas nucleares.
De acordo com a ONU, os países irão abordar ainda os novos tipos de armas de destruição em massa e novos sistemas dessas armas; e as armas radiológicas, além de um programa de “transparência em armamentos”.
O Irã tratar de desarmamento e o mesmo que o PCC ser encarregado da politica de segurança do Brasil
A ONU se transformou em um endereço para encontros pornograficos dirigido por fracassados que insistem que comunismo serve para alguma coisa. Lugar repleto de mamadores de dinheiro publico e maconheiros de ONGS.
ONU: um poço de hipocrisia e desonestidade.
Nesse aspecto o retorno de Trump na Casa Branca tem seu lado positivo: parar de financiar essa instituição falida chamada ONU e fechar suas portas………
Kkkk…piada pronta, né?
Para que serve a ONU mesmo ?
Para promover esta palhaada que aí está.
Dando voz para a raposa no galinheiro.
A raça humana está mesmo perdida. Não bastasse os horrores desse neo fascismo aqui, o mundo se desmoraliza e sucumbe à maldade.