Número baixo de casos e a pressão de comerciantes pode levar o primeiro-ministro a flexibilizar antes as medidas restritivas
O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, afirmou que na próxima semana o país pode acelerar o processo de reabertura se o nível de contaminação pelo coronavírus continuar no nível atual.
O país começou na última semana um processo de cinco fazer para a reabertura, que foi considerado um dos mais conservadores. A Irlanda está em lockdown desde o meio de março, aponta a Reuters.
MAIS: Itália pode voltar a receber turistas da UE no próximo mês
Pelo plano, os restaurantes poderão reabrir no final de junho, salões de beleza e hotéis em julho. Os pubs só poderão voltar a funcionar em agosto. Mas Varadkar pode acelerar esse processo pela pressão que está levando de donos de comércio e de muitos políticos.
“Se eu verificar que os números continuam na direção certa na primeira semana de junho… então nós podemos ter a confiança de dar um passo a frente em algumas fases do plano”, afirmou o primeiro-ministro ao parlamento.
O número de novos casos do coronavírus está abaixo de 100 nos últimos 10 dias. Na última segunda-feira, 25, a Irlanda não apresentou mortes pela doença, a primeira vez que isso acontece desde o final de março.