As Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram que estão atacando alvos do grupo terrorista Hezbollah, no Líbano. As FDI ainda não ofereceram informações mais detalhadas sobre a ofensiva.
Segundo uma equipe da CNN no sul do Líbano, explosões foram ouvidas na região na madrugada desta quinta-feira, 19.
Confrontos na fronteira entre Israel e Líbano
O Hezbollah declarou ter realizado diversos ataques a postos militares israelenses ao longo da fronteira entre Israel e Líbano, na quarta-feira 18.
No domingo 15, os terroristas libaneses lançaram um míssil contra uma vila na fronteira norte de Israel, deixando uma pessoa morta e outras três feridas, de acordo com médicos israelenses.
Aliado declarado do Hamas, o Hezbollah disse que o disparo foi uma resposta aos ataques israelenses na sexta-feira 13.
Os militares israelenses anunciaram ataques a alvos terroristas do Hezbollah no Líbano na terça-feira 17. As FDI realizaram ataques noturnos contra alvos terroristas do grupo.
Entre esses alvos está um banco que era usado para financiar o Hezbollah.
Tensão
Desde o início do conflito provocado pelo ataque sem precedentes do Hamas contra Israel, em 7 de outubro, os confrontos na fronteira israelense-libanesa deixaram cerca de dez mortos do lado libanês, a maioria combatentes. Do lado israelense, morreram pelo menos duas pessoas.
A comunidade internacional teme que o conflito entre Israel e o Hamas seja ampliado e envolva o grupo libanês, que recebe apoio do Irã.
Israel deu início à retirada de milhares de moradores de 28 cidades do norte do país, depois de confrontos na fronteira com o Líbano.
Na terça-feira 17, Hezbollah havia prometido “um dia de raiva sem precedentes” contra Israel, depois de um bombardeio que atingiu o hospital Baptista Al-Ahli Abab, no centro da cidade de Gaza, matando cerca de 500 pessoas.
Autoridades palestinas controladas pelo Hamas acusam que o ataque foi feito por Israel. Já o governo israelense afirma que o grupo terrorista Jihad Islâmica Palestina disparou um foguete contra o hospital.