As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram, na noite desta quarta-feira, 6, que cercaram a cidade de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, enviou uma mensagem ao chefe do Hamas, Yahya Sinwar, informando que estavam se “aproximando dele”.
Em vídeo, o premiê também falou à população de Israel sobre o avanço da ação militar: “Atualmente as FDI estão cercando a casa de Sinwar”, disse. “A casa dele não é seu castelo, e ele pode fugir, mas é apenas questão de tempo até chegarmos a ele.”
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
As autoridades de Israel acreditam que o comandante maior do Hamas em Gaza esteja escondido na vasta galeria de túneis em Khan Younis. O porta-voz das FDI, Daniel Hagari, esclareceu que “a casa de Sinwar”, citada por Netanyahu, é toda a extensão da cidade, todo o subsolo, e não um prédio específico: “Nosso trabalho é chegar a Sinwar e eliminá-lo”, afirmou.
“A liderança completa da organização terrorista do Hamas – tanto política quanto militar – cresceu na região da cidade de Khan Younis”, afirmou o comunicado das FDI. “Incluindo Yahya Sinwar, Muhammad Sinwar e Mohammed Deif (líderes do grupo). Agora a cidade está cercada pela 98ª Divisão.”
Soldados israelenses matam terroristas e encontram depósito de armas em mesquita
Segundo as autoridades militares, o Exército israelense lançou um ataque combinado na área de Khan Younis, contra os chamados “centros de gravidade” do Hamas. Ainda de acordo com as FDI, “em poucas horas, as tropas romperam as defesas de brigada dos terroristas, cercaram a cidade e começaram a avançar mais profundamente”.
Na operação, os soldados entraram em redutos do Hamas, encontraram armas e materiais de inteligência. De acordo com Israel, muitos membros do grupo terrorista palestino foram mortos nesses combates terrestres e ataques aéreos.
Cerca de 30 poços de túneis foram localizados e destruídos durante as ações. Os militares de Israel também demoliram um depósito de armas construído pelos terroristas dentro de uma mesquita.
De acordo com a imprensa israelense, milhares de civis palestinos já fugiram de Khan Younis em direção a Rafah, na fronteira com o Egito.
Um militar das FDI, afirmou que os “combatentes do Hamas estão saindo de suas posições subterrâneas e enfrentando as tropas israelenses”.
Que esses ratos sejam eliminados por Israel…