O porta-voz das Forças de Defesa de Israel para a imprensa árabe, Avichay Adraee, informou que o Exército concedeu mais seis horas para que palestinos deixem suas casas no norte da Faixa de Gaza. As 24 horas iniciais terminavam às 10 horas (4h da madrugada de Brasília) deste sábado, 14. Agora, o prazo foi estendido até as 16 horas (10h, no horário de Brasília).
+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste.
A intenção do Exército é procurar terroristas do Hamas, responsáveis pelo ataque-surpresa contra Israel no sábado 7, que se escondem na região.
Nas redes sociais, o comunicado do Exército informa que os habitantes de Gaza devem migrar para o sul por duas vias principais: as rodovias Salah Al-Din e Al-Bahr.
Segundo Adraee, a circulação nas rodovias indicadas dentro dos horários permitidos poderá ser feita “sem qualquer prejuízo” e reiterou que a medida visa a garantir a “própria segurança” dos palestinos. “Se você se preocupa consigo mesmo e com seus entes queridos, vá para o sul conforme as instruções”, diz o comunicado.
O porta-voz também disse que “os líderes do Hamas cuidaram de si próprios e estão se protegendo dos ataques na região”, ou seja, usam os palestinos como escudos humanos.
Pedido de Israel de evacuação do norte de Gaza foi feito na quinta-feira 12
O pedido de evacuação da parte norte da Faixa de Gaza, onde residem cerca de 1,1 milhão de pessoas, foi feito na noite da quinta-feira 12. O Exército lançou de aviões milhares de panfletos na região e deu prazo de 24 horas para a saída das pessoas.
A Organização das Nações Unidas (ONU) disse que era impossível.
Em uma declaração no Telegram, o grupo terrorista Hamas, que controla essa região na Faixa de Gaza, disse aos palestinos para não atenderem às exigências israelenses de fugirem do norte da Faixa de Gaza para o sul. “Israel está se concentrando na guerra psicológica para atacar nossa frente doméstica e expulsar cidadãos”, disse o Ministério do Interior de Gaza.
Este é o último aviso.
Espero que os Palestinos entendam que o Hamas não são seus amigos.