Israel entrou em alerta máximo diante de uma possibilidade de ataque por parte dos iranianos neste sábado, 13. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou a jornalistas nesta sexta-feira, 12, que essa investida é possível.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Além disso, o presidente norte-americano prometeu estar ao lado de Israel diante da ameaça, e defender o país de qualquer invasão.
“Estamos dedicados à defesa de Israel”, disse Biden, aos jornalistas. “Apoiaremos os israelenses. O Irã não terá sucesso.”
Leia também: “Em alerta contra ameaça do Irã, Israel intercepta mísseis do Líbano”
O presidente do Irã, Ebrahim Raise, prometeu revidar uma ofensiva de Israel contra o consulado na Síria. Na ocasião, o general da Guarda Revolucionária Iraniana, Mohammad Reza Zahedi, morreu. De acordo com o governo do Irã, essa investida “foi um ataque direto ao país”.
Irã tem contingente de tropas maior que de Israel
A ajuda dos Estados Unidos é importante para Israel. Isso porque o Irã tem o segundo maior contingente de tropas do Oriente Médio.
Leia mais: “Israel se prepara para ataque do Irã nos próximos dias, diz The Wall Street Journal“
Um levantamento feito pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS) mostra que o Irã tem cerca de 650 mil militares. Há ainda a guarda iraniana, uma divisão importante das Forças Armadas, que conta com 190 mil combatentes.
Já Israel conta com 177 mil militares, entre Exército, Marinha, Aeronáutica e outras forças. Esse número, no entanto, não considera os reservistas. Estes são convocados apenas quando há conflito.
Leia também: “Israel está pronto para um acordo; não para a rendição, diz Netanyahu”
Entretanto, o grande diferencial de é que o país judaico possui bombas nucleares. Segundo a Federação dos Cientistas Americanos, o território israelense é o único da região que tem esse tipo de armamento.
Não acredito nesse ataque, Esses persas não passam de um bando de covardes que ficam a incitar grupos terroristas a efetuarem ataques por procuração. Está até parecendop alguns ministros de algum país muito conhecido. Vá lá faz uma caca mas não diga que foi eu quem mandou.
Israel deveria lançar um ataque nuclear contra o estado terrorista do Irã, não deixar pedra sobre pedra, destruir tudo.