O Exército de Israel anunciou nesta terça-feira, 1º, o início de uma operação terrestre “limitada e localizada” contra alvos do Hezbollah no sul do Líbano. A ofensiva abre uma nova frente no conflito com o grupo terrorista iraniano.
Em um comunicado breve, as Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que os militares estavam atacando alvos do Hezbollah em áreas próximas à fronteira israelense.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A incursão, chamada de Operação Flechas do Norte, tem o objetivo de atingir locais que “representam uma ameaça imediata às comunidades israelenses no norte de Israel”.
Segundo as FDI, unidades da força aérea e de artilharia apoiam as forças terrestres na incursão. “Esses alvos estão localizados em vilarejos próximos à fronteira e representam uma ameaça imediata às comunidades israelenses no norte de Israel”, diz o comunicado.
Já o Exército libanês reposicionou suas tropas no sul do país, na fronteira com Israel, disse um oficial militar à agência de notícias AFP.
Em resposta, o Hezbollah declarou que estava atacando movimentos de tropas israelenses em cidades na fronteira libanesa.
Durante a ofensiva, sirenes de ataque aéreo que alertam sobre o lançamento de foguetes vindos do Líbano também dispararam no centro do país, inclusive nos subúrbios de Tel-Aviv.
Israel alertou moradores do Líbano antes de ofensiva
O Exército de Israel também emitiu um “aviso urgente” aos moradores do sul do Líbano, pedindo para que não dirigissem veículos para o sul do Rio Litani.
Leia também: “Confederação Israelita critica Lula por minimizar mortes causadas pelo Hamas”
Mais cedo nesta segunda-feira, 30, o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller, afirmou que Israel havia informado os Estados Unidos sobre as incursões, descritas como “operações limitadas focadas na infraestrutura do Hezbollah perto da fronteira”.
Tropas israelenses e militantes do Hezbollah não se enfrentavam em solo libanês desde a guerra de 2006.
Cadê o Irã e suas frases de efeito….?? Kkkkkkk “O fogo do inferno obliterar os inimigos de Alá,” e outras frases imbecilidades desse povo que só sabe fazer terrorismo covarde…
O TERRORISMO NÃO ACABA PORQUE AS PESSOAS NÃO QUEREM QUE ACABE. PODEROSOS, EMPRESAS QUE VENDEM ARMAS, ETC……