Israel ordenou, nesta segunda-feira, 1º, a evacuação em massa de civis palestinos de Khan Younis, a segunda maior cidade da Faixa de Gaza. A ordem veio depois de relatos de disparos de foguetes na área, o que sugere que a cidade pode ser o próximo alvo das operações contra terroristas do Hamas.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A evacuação afetou uma área que inclui uma linha de água instalada por Israel e o cruzamento de Kerem Shalom, principal ponto de entrada de ajuda humanitária para o sul de Gaza.
A potencial ofensiva terrestre pode complicar ainda mais a entrega de suprimentos na região, apesar das promessas de Israel de proteger a rota de ajuda humanitária.
Preocupações da ONU com a crise humanitária
O escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) na Palestina expressou preocupação com a ordem de evacuação e alertou sobre os impactos no deslocamento e no acesso a recursos pelos palestinos.
Leia também: “Soldados de Israel eliminam dezenas de terroristas na Faixa de Gaza“
“A população já enfrenta escassez de alimentos, água, abrigo e outras necessidades básicas, o que pode ser agravado pela evacuação em massa”, destacou a agência.
A crise humanitária se agrava na Faixa de Gaza conforme as tensões entre Israel e o Hamas se intensificam. A comunidade internacional observa com apreensão e busca formas de mitigar os efeitos sobre os civis palestinos.