O filho do brasileiro Thiago Allan Freitas usou as redes sociais, na noite desta terça-feira, 9, para denunciar que o pai foi sequestrado no Equador. O jovem pediu ajuda aos seguidores da churrascaria da vítima no Instagram para pagar o resgate.
+ Leia as últimas notícias sobre Mundo no site de Oeste
“Meu nome é Gustavo, eu sou filho de Thiago. Meu pai foi sequestrado nesta manhã. Já enviamos todo o dinheiro que tínhamos. Não temos mais”, disse. Por isso, recorro a vocês, que me ajudem com o que têm. Estamos desesperados. Já pagamos US$ 1,1 mil, mas estão pedindo US$ 3 mil.”
Itamaraty acompanha denúncia de sequestro de brasileiro
O Ministério das Relações Exteriores acompanha a denúncia de sequestro. A família de Freitas é dona de um restaurante brasileiro em Guayaquil, no Equador.
O Itamaraty afirmou à CNN que, por meio da Embaixada em Quito, mantém contato com os familiares do brasileiro e procura apurar as circunstâncias do ocorrido junto às autoridades locais.
Crise no Equador
O Equador vive uma das piores crises de segurança dos últimos anos. O caso se agravou após a fuga de um dos maiores criminosos do país, José Adolfo Macías Villamar, mais conhecido como Fito.
O presidente equatoriano, Daniel Noboa, decretou estado de “conflito armado interno” no país e passou a classificar as facções criminosas como grupos terroristas.
+ Leia também: Los Choneros: quem é a gangue que aterroriza o Equador
A medida foi anunciada nesta terça-feira, depois que criminosos invadiram um estúdio de TV da rede de notícias TC. A polícia prendeu 13 pessoas e afirmou que os funcionários da rede de notícias estão vivos. Armas e explosivos foram apreendidos.
O Ministério da Educação do Equador suspendeu as aulas presenciais em todo o país até o dia 12 de janeiro, em meio ao caos na segurança pública. Os funcionários do sistema educacional estarão sujeitos a teletrabalho.
+ Veja: Grupo armado invade canal de TV no Equador e sequestra apresentador; crime é transmitido ao vivo