Nesta quinta-feira, 25, o Japão divulgou uma imagem inédita do solo lunar. A imagem foi capturada pela sonda japonesa não tripulada, a SLIM.
A sonda pousou na Lua na última sexta-feira, 19, e consagraou o Japão como o quinto país do mundo a conquistar o feito. A sonda conseguiu fotografar e transmitir dados usando um robô ejetável, segundo a Agência Espacial Japonesa (Jaxa). O robô é pequeno, do tamanho de uma bola de beisebol e se chama Sora-Q
Os dados estão sendo analisados pelos cientistas. SLIM é uma sigla em inglês para “Módulo de Pouso Inteligente para Investigar a Lua”.
Sonda do Japão teve mau funcionamento antes de pousar na Lua
É ainda uma brincadeira com a palavra “magro” em inglês, que também é “slim”. A SLIM tem cerca de 1,7 m de comprimento, 2,7 m de largura e 2,4 m de altura.
O pouso da sonda foi feito a poucos metros do alvo estipulado pelos japoneses. O local fica entre duas crateras. Um dos motores da sonda falhou pouco antes de tocar o solo da Lua. Isso porque um mau funcionamento ocorreu a 50 m de altura, o que dificultou o pouso.
+ Leia mais notícias sobre o Mundo em Oeste
Os pousos mais convencionais costumam ter precisão de quilômetros, o que limita a exploração em locais específicos, com muitas rochas, por exemplo, segundo o portal g1.
A agência recebeu dados do módulo menos de três horas depois do pouso na Lua. As informações foram enviadas antes de a sonda perder energia. A Jaxa disse que os painéis solares da SLIM não conseguiram gerar eletricidade por um possível posicionamento incorreto do equipamento. Mas uma mudança na direção da luz solar pode corrigir o problema.