Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a península de Noto, na costa oeste central do Japão, nesta segunda-feira, 1º. As autoridades japonesas emitiram uma série de alertas de tsunami para três cidades. Os moradores foram orientados a evacuar a região. Várias casas estão sem energia, algumas desmoronaram.
O tremor gerou ondas de cerca de um metro ao longo de partes da costa do Mar do Japão, uma extensão do Oceano Pacífico. A emissora japonesa NHK informou que as ondas podem atingir até 5 metros.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
O apresentador da TV japonesa fez uma apelo para que os telespectadores se protegessem.
“Somos conscientes de que suas casas e pertences são muito queridos para vocês, mas suas vidas são mais importantes do que qualquer outra coisa”, disse. “Corram para as áreas mais altas possíveis.”
Foram tremores seguidos
Segundo os meteorologistas, foram vários terremotos seguidos. O primeiro episódio foi sentido às 16h06, horário local (4h06 horário de Brasília).
De acordo com a imprensa japonesa, edifícios tremeram em Tóquio, a 300 km de distância do epicentro. A Agência Meteorológica do Japão emitiu alertas de tsunami para as cidades de Ishikawa, Niigata e Toyama.
As autoridades ainda estão avaliando a extensão dos danos. O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, pediu que os moradores se preparem para possíveis tremores adicionais de terra.
“Os moradores precisam ficar em alerta para possíveis tremores adicionais”, disse o premiê. “Peço às pessoas que estão em áreas onde são esperados tsunamis a evacuar o mais rápido possível”.