Na noite da quinta-feira 5, Juan Guaidó, o principal opositor da ditadura da Venezuela, falou sobre a ordem de prisão emitida pelo regime de Nicolás Maduro.
“Esta noite, ao vivo nas minhas redes sociais, respondo às acusações covardes da ditadura de Maduro”, começou Guaidó, em sua conta no X. “É assim que funciona a máquina de promoção de mentiras da ditadura: pós-mentira para lavar a sua propaganda e perseguir física e moralmente a oposição venezuelana.”
O Ministério Público da Venezuela emitiu uma ordem de prisão para Guaidó e vai pedir à Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) que emita um alerta vermelho. A ditadura de Maduro acusa o político de uma série de crimes, inclusive lavagem de dinheiro.
A resposta de Guaidó à ditadura da Venezuela
Guaidó é ex-presidente do Parlamento da Venezuela e liderou um governo paralelo à ditadura. Hoje, o líder democrata venezuelano está exilado nos Estados Unidos.
O “governo interino” de Guaidó, entre 2019 e 2022, foi reconhecido pelos Estados Unidos, Brasil e outros cerca de 50 países. Com o apoio dessas nações, Guaidó contestou a “reeleição” de Maduro.
“Usando a figura de um governo fictício, ele causou perdas ao Estado venezuelano”, disse o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo.
Leia também
A acusação de Maduro também diz que Guaidó teria usado recursos da estatal petrolífera PDVSA para gastos pessoais, causando um prejuízo de US$ 19 bilhões.
Em resposta à perseguição política emplacada por Maduro, Guaidó também citou prejuízos à nação provocados por Hugo Chavéz e até pela a Odebrecht para se defender da acusação de ter causado prejuízo de quase US$ 20 bilhões.
Esta noche en vivo por mis redes sociales respondo a las cobardes acusaciones de la Dictadura de Maduro.
— Juan Guaidó (@jguaido) October 6, 2023
Así funciona la máquina de promover mentiras de la dictadura: la POST-MENTIRA para lavar su propaganda y perseguir física y moralmente a la oposición venezolana:
1.… https://t.co/CGSq0CNzjk
“Quando se sabe que a emissão ilegal de títulos, desapropriações e hipotecas ao país causou as ações judiciais e prejuízos à nação, sem falar de El Aissami, Chávez, enfermeira, Odebrecht, etc”, afirmou o ex-parlamentar.
Ele também criticou a “repetição constante” das mentiras “por perfis associados à ditadura, desde propagandistas de Alex Saab, da ditadura, até portais como o RT”. Por fim, Guaidó disse que a ditadura da Venezuela volta a atacar “com uma das suas armas preferidas, o sequestro da Justiça.”
Falando em Narrativas, O Nosso Molusco é que ensinou o Maduro a criar Narrativas como o próprio cria aqui no Brasil., Não é.
Isto foi dito ao vivo e a cores pela boca do Nine.
Daqui a pouco o Nove dedos vais dar a aula magna para a esquerda da América do Sul..
Sim, me lembrou o que tem acontecido com nosso querido presidente Bolsonaro, falsas acusações, mas no caso da Venezuela, eles pegaŕm pesadissimo
Este é o caminho que adoradores de corruptos e fas das urnas eletronicas querem trilhar. Desacreditar toda e qualquer força politica que os ameace é tatica antiga dos esquerdopatas. Se ha alguem que necessite ser preso por destruir a PDVSA e a outrora pujante economia venezuelana chama-se Hugo Chavez e sua quadrilha de babaovos.
Manda o Maduro ir lá nos EUA efetuar a prisão, ai veremos quem será preso primeiro.
Igual ao país da Alice….”mudando as narrativas”