O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, deve anunciar sua renúncia ao cargo de líder do Partido Liberal nesta segunda-feira, 6. As informações são do jornal canadense The Globe and Mail.
Segundo a publicação, ainda não está claro se Trudeau vai sair imediatamente ou se vai permanecer como primeiro-ministro até que um novo líder seja escolhido.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Trudeau assumiu a liderança em 2015, quando o partido enfrentava dificuldades. A saída dele deixaria o partido sem um líder fixo, em meio a pesquisas que revelam que os liberais podem perder as eleições do final de outubro.
A renúncia de Trudeau, se confirmada, deve resultar em apelos por uma eleição rápida, com o objetivo de instituir um governo preparado para enfrentar a administração do presidente norte-americano Donald Trump nos próximos anos.
Leia também: “Macron se vangloria por lei pró-aborto, mas admite erro em eleições na França”
Fontes revelaram ao jornal que Trudeau conversou com o ministro das Finanças, Dominic LeBlanc, sobre a possibilidade de ele assumir interinamente a liderança do partido e do governo. No entanto, essa opção pode ser inviável se LeBlanc tiver intenções de concorrer como líder permanente.
Trudeau enfrenta crise no governo
A crise no governo Trudeau começou em dezembro, depois do pedido de demissão da vice-premiê e ministra das Finanças, Chrystia Freeland. Desde então, parlamentares pressionam o político para também deixar o cargo.
Leia também: “Agricultores franceses ameaçam bloquear Paris com tratores”
A demissão de Chrystia desencadeou um dos momentos mais turbulentos desde que o político assumiu o poder, em novembro de 2015.
Um comunista a menos !
Um comunista a menos !
Um comunista a menos !