Durante primeiro discurso televisionado depois da morte da rainha Elizabeth II, o rei Charles III anunciou nesta sexta-feira, 9, que Kate Middleton, esposa do príncipe William, vai passar a usar o título de Princesa de Gales. A denominação real pertenceu anteriormente à princesa Diana, que morreu em 1997.
Com a morte de Elizabeth II, o filho mais velho da rainha sobe ao trono, aos 73 anos. Ele recebe o título de Rei Charles III. Já seu filho William, que era Duque de Cambridge, vai ser intitulado Duque de Cornualha, uma propriedade que gera renda anual de 20 milhões de libras (cerca de R$ 120 milhões).
Espera-se que Charles seja oficialmente proclamado rei neste sábado, 10. A cerimônia de título de nobreza acontecerá no Palácio de St James, em Londres, em frente a um corpo cerimonial conhecido como Conselho de Adesão.
Rainha consorte
Há também um novo título para a esposa de Charles, Camilla, que se torna a rainha consorte — termo usado para a esposa do monarca. Originalmente, a denominação Rainha é atribuída apenas para as governantes que nasceram na Família Real e que estavam na linha de sucessão, como no caso de Elizabeth II.
Antes da coroação, Elizabeth testemunhou momentos dramáticos do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Neste período, a futura monarca residiu no Castelo de Windsor. No último ano do conflito, resolveu aderir a um grupamento de mulheres que serviam como voluntárias em funções variadas para o exército britânico, servindo como motorista e mecânica.
Como rainha, Elizabeth lidou com 15 primeiros-ministros diferentes, incluindo Liz Truss, que assumiu o comando político da nação nesta semana, em substituição a Boris Johnson. Inclusive, as duas estiveram reunidas na residência real na Escócia na última terça-feira 6.