Os militares sul-coreanos alertaram a população para não se aproximarem dos cerca de 150 balões com fezes e lixo enviados ao país por Kim Jong-un, ditador da Coreia do Norte. O material foi visto na Província de Gyeongnam, na noite da última terça-feira, 28, e continuou chegando na manhã desta quarta-feira, 29.
“Esses atos da Coreia do Norte violam claramente o Direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do nosso povo”, afirmaram os militares. “Alertamos severamente a Coreia do Norte para parar imediatamente com esse ato desumano e vulgar.”
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Os primeiros balões, que continham resíduos como plástico, baterias e fezes, foram vistos na Província de Gyeongnam, no sudeste da Coreia do Sul. Seul atribuiu a ação a Pyongyang, que teria respondido ao envio de panfletos antirregime por ativistas sul-coreanos.
Resposta aos panfletos
A ação foi uma resposta aos panfletos enviados por ativistas, também em balões, para o território norte-coreano. Kim Kang-il, vice-ministro da Defesa norte-coreano, havia declarado que medidas retaliatórias seriam tomadas.
“Serão tomadas medidas retaliatórias contra a frequente dispersão de panfletos e outros lixos [pela Coreia do Sul] perto das zonas fronteiriças”, disse Kim, no domingo 26, segundo a KCNA. “Montes de lixo e sujeira serão em breve espalhados pelas áreas fronteiriças e pelo interior da Coreia do Sul, que entenderá quanto esforço é necessário para removê-los”, acrescentou.
Histórico de tensões
Ativistas sul-coreanos e desertores norte-coreanos têm enviado balões à Coreia do Norte durante anos. Esses balões carregam panfletos com críticas ao regime de Pyongyang e instando os norte-coreanos a se rebelarem. Além disso, os balões também contêm cartões de memória com videoclipes de k-pop, que são proibidos na Coreia do Norte.
Cada um dá aquilo que possui.
Falando em envio de balões com fezes da Coreia do Norte para Coreia do Sul faltou um balão com o próprio Kim Jon Un dentro…seria a tarefa completa.
Coisa de moleque. Como um chefe de Estado ordena ou autoriza uma molecagem dessas… lembrando que o nome da Coreia do Norte é República Popular Democrática da Coreia.
Tremendo demonio. Todo ditador um dia termina sendo trucidado pelo proprio povo. Esperamos que seja empalado no mesmo estilo aplicado no kadafi.