O presidente da Argentina, Javier Milei, proibiu a “linguagem inclusiva” nas Forças Armadas do país e em todos os órgãos ligados ao Ministério da Defesa. O texto foi publicado no Boletim Oficial da Presidência na segunda-feira 26.
“Proíbe-se a utilização da chamada ‘linguagem inclusiva’ no âmbito do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e dos órgãos descentralizados do ministério”, diz o texto firmado pelo ministro da Defesa, Luis Petri.
Dessa forma, não são mais permitidas expressões como “sargenta” e “caba”. Também estão proibidas alterações para se referir a identidades “não binárias”, como “soldadxs” ou “soldades”.
Leia também: “Donald Trump e Javier Milei se encontram no maior evento conservador do mundo”
Segundo o documento, deverá ser utilizado o idioma espanhol, conforme a normativa e a regulamentação que regem cada área respectiva, sob os termos e regras estabelecidas pela Real Academia Espanhola (RAE) e os regulamentos e manuais vigentes nas Forças Armadas da Argentina.
A RAE, segundo o boletim, define que “o funcionamento do sistema linguístico não é decidido por alguém em particular, e é o resultado de sua evolução histórica”.
Qualquer desvio ou desnaturalização do castelhano que não esteja padronizado ou respaldado por um marco legal correspondente pode levar a interpretações equivocadas.
Antes de Milei, linguagem “inclusiva” era permitida pelo Ministério da Defesa
Em um documento de 2020 do governo anterior, o então ministro Agustín Rossi assegurava que sua pasta continuaria “acompanhando as mudanças culturais nas relações de gênero que foram forjadas através de anos de compromisso das mulheres”.
Na publicação do Ministério da Defesa, intitulada “Mulheres Argentinas”, Rossi escreveu que esperava que “a perspectiva de gênero [fosse] transversal a toda a instituição”.
Leia também: “Milei, sobre manifestação na Paulista: ‘Lula é pro-Hamas'”
O texto apelava para que isso não fosse o resultado de uma “imposição”, uma vez que as mulheres, “em termos gerais, não concordam com a feminização das denominações”.
Sendo a prática discricionária, um major-general ganhou as manchetes em 2022 quando se dirigiu a “soldados e soldadas”.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Eu nem sabia que havia essa excrescência linguística também em espanhol. Eita povinho que precisa de autoafirmação!
Macho!!!
Fez muito bem…
Os degenerados, pela força da lei ou mesmo sem lei, nao respeitam a sociedade conservadora e a familia:
Ló recebe os dois anjos em sua casa
19 E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e, vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra. 2 E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não! Antes, na rua passaremos a noite. 3 E porfiou com eles muito, e vieram com ele e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete e cozeu bolos sem levedura, e comeram. 4 E, antes que se deitassem, cercaram a casa os varões daquela cidade, os varões de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros. 5 E chamaram Ló e disseram-lhe: Onde estão os varões que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos. 6 Então, saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si, 7 e disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal. 8 Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram varão; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for nos vossos olhos; somente nada façais a estes varões, porque por isso vieram à sombra do meu telhado. 9 Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro, este indivíduo veio aqui habitar e quereria ser juiz em tudo? Agora, te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o varão, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta. 10 Aqueles varões, porém, estenderam a sua mão, e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta; 11 e feriram de cegueira os varões que estavam à porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cansaram para achar a porta.