O presidente Luiz Inácio Lula afirmou nesta quinta-feira, 30, que um refém brasileiro na Faixa de Gaza pode ser liberado “por esses dias”. A declaração foi feita no Catar depois de uma conversa com o emir do país, Tamim bin Hamad al-Thani.
O Ministério das Relações Exteriores e a assessoria da Presidência da República não forneceram mais informações sobre o brasileiro mantido refém pelo grupo terrorista Hamas. Segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social, o refém é um brasileiro com nacionalidade israelense.
+ Ataque terrorista deixa 3 mortos em Jerusalém
Por meio das redes sociais, a Embaixada do Brasil em Israel afirmou que o embaixador Frederico Meyer se encontrou nesta manhã com a “irmã do único brasileiro refém em Gaza”. Possivelmente, esse brasileiro-israelense é Michel Nisenbaum, que está desaparecido desde 7 de outubro, quando extremistas invadiram Israel para matar e sequestrar civis.
De acordo com a embaixada, “Frederico Meyer garantiu a irmã da vítima que o Brasil está fazendo tudo ao seu alcance para ajudar na libertação do brasileiro e dos demais reféns”.
Lula declarou ainda que aproveitou o encontro com o líder do Catar para agradecer pelo “importante papel” do país na liberação dos brasileiros que estavam presos na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre terroristas e forças militares israelenses.
+ Leia mais notícias de Política na Revista Oeste
O presidente do Brasil conversou com jornalistas em Doha, capital do Catar, o principal país que articula as negociações entre Israel e o Hamas.
Brasileiro desaparecido pode estar entre os reféns do Hamas
A família de Michel Nisenbaum afirma que ele foi sequestrado pelo Hamas, na manhã do ataque de 7 de outubro, enquanto ia buscar sua neta, que havia passado a noite com o pai.
O contato com o brasileiro foi perdido às 7h. Quando a filha tentou entrar em contato com ele, por volta das 7h20, a ligação foi atendida em árabe. Ouviram-se gritos de “Hamas”.
O desgoverno precisa chamar este Hamas de organização terrorista
cachaceiro ridículo
Isso que eu chamo de uma informação exata. “Pode ser libertado por esses dias”. Não sabe se vai ser libertado nem quando. Só podia ser coisa do carniça mesmo.
Só depende da solicitação da pessoa certa, de novo.
Ladrão mente em tudo. Não se aproveita nada. Membro do Hamas irá ajudar judeu? Claro que é mentira.