O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a criticar publicamente o homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele citou o petista em entrevista coletiva realizada no palácio presidencial, em Kiev, no domingo 6.
+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste
“Para ser sincero, eu achava que o Lula tinha uma compreensão mais ampla do mundo”, disse Zelensky. “Acredito que é muito importante ver o mundo inteiro.”
De acordo com a CNN Brasil, o político ucraniano foi abordado sobre as recentes declarações do governo brasileiro em relação à guerra. Na última semana, por exemplo, Lula afirmou que Zelensky e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, só falam em atacar e em seguir com a guerra. Além disso, o ex-chanceler e atual assessor especial para relações exteriores, Celso Amorim, afirmou que, para dar fim ao conflito, é necessário levar em consideração a segurança russa.
Leia mais:
“É estranho falar sobre a segurança da Federação Russa”, disse o presidente da Ucrânia, durante a entrevista coletiva. “Só a Rússia, Putin e Lula falam sobre a segurança da Rússia, sobre as garantias que precisam ser dadas para a segurança da Rússia.”
Zelensky, Lula e Putin
Durante a coletiva, Zelensky reforçou o entendimento de que Lula parece atuar como um aliado de Putin no cenário internacional. Presidente da Rússia, Putin ordenou a invasão de territórios ucranianos em fevereiro de 2022 — ação que deflagrou a guerra que persiste até hoje.
“O Brasil é muito mais respeitado do que a Rússia hoje no mundo”, afirmou Zelensky. “As pessoas do Brasil são respeitadas, sua visão, suas visões de mundo são respeitadas. O Brasil não é um país agressor, mas um país pacífico.”
“Por que Lula precisa concordar com as narrativas do líder de Putin, que não é diferente de nenhum colonizador?”, continuou o presidente ucraniano. “Putin mente constantemente, manipula constantemente, desinforma constantemente as pessoas. Está matando nossos filhos e estuprando nossas mulheres.”
Leia também: “A diplomacia das ideias mortas”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 173 da Revista Oeste
E mais: “Anão diplomático”
Pois é. Zelensky está certo e mostra que conhece muito mais o cara do que aqueles alienados nordestinos que o elegeram. O cara é uma vergonha internacional, uma mancha internacional na imagem do Brasil que nunca mais será apagada. Quanto ao que ele fala de Putín, aplíca-se 100% ao cara brasileiro. Nenhum dos dois valem nada, com uma vantagem ao Putin que ao menos não está negociando a Russia com os chineses.
Lamento informar seu Zelenski , a única visão que peste tem é do seu próprio umbigo e olhe lá o pilantra só falas besteira se vale da prática de corromper tudo por onde pisa nada escapa da pilantragem como meio de vida . Desista enquanto há tempo de se livrar desse verme.
Os únicos assuntos que essa peste petista sabe como ninguém são: ROUBAR, BLASFEMAR, ODIAR, MANIPULAR, EXTORQUIR, COMPRAR E PROTEGER BANDIDOS COM AJUDA DOS NÃO MENOS COMPRADOS E CACHORRINHOS DE ESTIMAÇÃO DO STF!
Não gostava deste humorista metido a político…. Mudei totalmente meu apreço por ele depois destes comentário. Dá-lhe Zelensky… nosso ídolo 🙂
Sr Zelensky, tenho uma pergunta para o Sr. NA UCRANIA TEM JUMENTOS????? Nao, entao nao tente entender a politica brasileira.