O presidente da França, Emmanuel Macron, vai chegar ao Brasil nesta terça-feira, 26, para visitar a Floresta Amazônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O francês deve ficar três dias no país e passará por Belém, Itaguaí (RJ), São Paulo e Brasília.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Lula deve acompanhar Macron em todas as cidades, com exceção da capital paulista. Na ocasião, o presidente da França vai encontrar o vice-presidente, Geraldo Alckmin. A visita busca estreitar o comércio e os negócios bilaterais entre os países. Além disso, devem discutir as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza.
Na terça-feira, Macron vai visitar a capital do Pará, onde será a sede da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) de 2025. Os presidentes vão fazer um passeio de barco pela Baía de Guarajá.
Leia mais: “Macron ‘continua a se opor’ ao acordo da UE com o Mercosul”
O francês vai conhecer a Floresta Amazônica em uma parada na Ilha de Combu, onde vai ver o trabalho de um grupo de mulheres que cultivam cacau na região. Além disso, Macron e Lula vão percorrer um trecho da mata e se reunirão com líderes de comunidades indígenas.
No mesmo dia, o presidente da França vai para Itaguaí, litoral do Rio de Janeiro, onde deve dormir. Na manhã da quarta-feira 27, Lula vai acompanhar Macron no lançamento do submarino Tonelero (S42). Esse será o terceiro submarino construído no Brasil com tecnologia francesa. Ainda está prevista a fabricação de um quarto veículo aquático.
Macron visita São Paulo sem Lula
Macron deve ir a São Paulo ainda na quarta-feira. Na capital paulista, vai participar do Fórum Econômico Brasil-França, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Será a primeira realização do evento desde a pandemia de covid-19.
Durante a noite, Macron vai até o Museu de Arte de São Paulo (Masp), depois de jantar com artistas e agentes culturais. Para finalizar a noite, o presidente francês vai fazer um passeio pela Avenida Paulista.
Leia também: “Macron indica enviar tropas para ajudar Ucrânia na guerra”
Como último compromisso na viagem ao Brasil, o francês vai até Brasília em uma visita de Estado com Lula. Ele deve participar de uma cerimônia de recepção, depois se reunirá com o presidente do Brasil para discutir o relacionamento bilateral e assinar atos.
O Brasil e a França pretendem assinar mais de dez atos bilaterais durante o encontro. Os presidentes também devem discutir outras pautas, como a guerra entre Israel e o Hamas e entre a Ucrânia e a Rússia, além da crise de segurança no Haiti e as eleições na Venezuela.
Leia mais: “Depois do aborto, Macron quer implantar eutanásia na França”
Em Brasília, Macron deve almoçar no Palácio Itamaraty e, em seguida, será recebido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.
É uma pena que não haja leões ferozes e famintos na Amazônia, embora o Macron , o lula e a Anitta talvez pensem que há. O Macron vai fazer o “teste da Paulista”, mas o lula, que não é bobo nem nada, não vem a São Paulo. Tomar uma tremenda vaia na frente do Macron seria demais para o coração dele.
Vamos recebe-lo na Paulista
Divulguem a hora
Lixo!
A Paulista sabe recepcionar esse tipo!
Muito FDP o Ladroníssimo! Tomara que o povo saiba recepcioná-los!
Cuidado com as girafas da Amazônia…
É muita cara de pau desse pilantra ir pro único lugar que não será vaiado.
O “Merdon” não quer acordo nenhum com o Brasil, está de olho na fauna e flora do nosso território e o que está abaixo dela. Como o larápio ama dinheiro, então os acordos serão bem tranquilos.
Vão ficar no mato por três dias? A Janja vai junto?
Isso é um escárnio. O que esse imbecil, em vez de cuidar da pobre franca, destruída pela migração e prestes a ser destruída pela Rússia, vem xeretar em nossa amazônia, levado por esse vigarista? O que lhe interessa lá que seus mercenários já não roubaram? É muita cretinice de que não tem liderança nenhuma. Deveria trazer a Greta e o DiCaprio com ele. A menos que veio ver as girafas.
Quanta honra receber um jacobino da atualidade
Ótimo, como o Lula gosta de esconder o malfeito dará um jeito para encobrir o fogo que devasta a Amazônia levando o Macron para áreas mais alvissareiras e o Macron fará de conta que está tudo bem…me poupem de hipocrisias…………
Convida o Macron e da uma voltinha na Paulista pra ver o Amor do Povo pelo Luladrão .
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK