O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou uma notícia falsa nesta quarta-feira, 4, quando disse que morreram quase 12,3 milhões de crianças na Faixa de Gaza, por causa de bombardeios de Israel.
“É uma homenagem a quase 12,3 milhões de crianças que morreram na Faixa de Gaza em Israel, bombardeadas em uma guerra insana. Não podemos perder a capacidade de nos indignar”, declarou Lula durante a conferência nacional pelos direitos das crianças e dos adolescentes.
Saiba mais: Lula compara ação de Israel em Gaza ao governo nazista
O presidente pediu para todos os participantes que levantassem as mãos em uma homenagem.
Todavia, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o número total de habitantes da Faixa de Gaza seria de 2,5 milhões de pessoas.
A notícia falsa de 12,3 milhões de crianças mortas foi divulgada também em matéria da Agência Brasil, estatal de comunicação do governo federal.
Lula cita dados do Hamas para criticar Israel
Segundo dados divulgados pelo grupo terrorista islâmico palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, o número de total mortos no conflito contra Israel chegou a mais de 30 mil pessoas, dos quais cerca de 12,4 mil seriam crianças.
Os números não foram verificados por nenhuma entidade independente ou país terceiro.
Saiba mais: Lula reitera críticas e acusa Israel de ‘genocídio’
Em várias postagens nas redes sociais, Lula citou os dados divulgados pelo Hamas em mensagens críticas contra Israel, acusado de estar cometendo um “genocídio” em Gaza.
O Lula tem problemas irreconciliáveis com a matemática. Não é a primeira vez e não será a última. Há pouco tempo, em outro “discurso de palanque” ele afirmou que o “genocida” foi o responsável pela morte de 700 milhões de brasileiros.
Esclerosado, burro e mentiroso e os jumentos acreditam
Sempre narrativa, terminou a da mariele, eles tem sempre outra na ponta da língua pra enganar os trouxas
Esse verme escarrado pelo buraco errado não tem senso, a não ser de roubo e vagabundagem! FDP é o quê é!
Ele nem sabe o que fala .
É o Luladrão de sempre. Ignorante da cabeça aos pés. Apoiado por um bando de ignorantes num país de maioria ignorante q o vê como um bem feitor. E o q destrói o Brasil há tantos anos é que sua malandragem e esperteza são cultivadas pelos seus seguidores e babões como qualidades positivas. Num país com gente minimamente educada Luladrão não seria nem síndico de prédio.
Não só fake news como também reitera a ignorância.
Nosso país está numa encruzilhada macabra!.
Este personagem, age com má fé, o mais provável, Ou está com as funções cerebrais, desvairadas?……
Lula produzindo o que mais sabe fazer na vida: mentir.
Como ele não tem o que dizer, fala merd@, como sempre.
Esse cara adora essas cifras. As mentiras são sempre super dimensionadas.