O presidente Lula conversou, na quinta-feira 2, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O contato foi realizado por videoconferência, e Lula reafirmou que quer participar de uma “iniciativa pela paz” com outros países.
“Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky”, disse Lula. “Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém.”
Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, @ZelenskyyUa. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém.
— Lula (@LulaOficial) March 2, 2023
Lula ressaltou que “o Brasil defende a integridade territorial da Ucrânia” e que por isso votou favoravelmente à recente resolução da Organização das Nações Unidas.
O presidente disse ainda que está disponível para conversar com os presidentes da França, da Alemanha e dos EUA sobre um tratado de cessar-fogo e para negociar com o secretário-geral do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping, e com Vladimir Putin, presidente da Rússia.
No Twitter, Zelensky comentou a conversa que teve com Lula. Segundo o presidente da Ucrânia, na ligação foram discutidos esforços diplomáticos “para trazer a paz de volta para a Ucrânia e o mundo”.
I had a phone call with President of 🇧🇷 @LulaOficial. Thanked for supporting our @UN resolution. We highlighted importance of upholding the principle of sovereignty & territorial integrity of states. We also discussed diplomatic efforts to bring peace back to 🇺🇦 and the world.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 2, 2023
Conforme você mesmo falou, vai em um boteco e toma umas cervejinha com eles que tudo se resolve
Imaginem o diálogo desses dois.
coitado do molusco, tá num beco sem saída
Espero que o Lula tenha “escondido” dele o fato de ter autorizado a atracação de navios de guerra iranianos no Rio de Janeiro, o que representa uma aproximação militar com o Irã. O Irã, por sua vez, se aproxima da China e pode ser o fornecedor de armas para a Rússia, o que a China não quer fazer às claras.
Como ele mesmo disse: O molusco quer sentar num bar e dali fazer “Lulinha paz e amor”. Só que com a vida pregressa dele que o mundo sabe, quem leva a sério um ex-condenado e cachaceiro???