País quer realizar até 20 mil testes diários para conseguir examinar os 600 mil moradores do Grão-Ducado europeu
Luxemburgo vai começar a realizar testes em massa para o coronavírus, com o objetivo de testar todos os 600 mil habitantes do país o mais rápido possível e tentar evitar uma segunda onda de contaminação após o relaxamento das medidas de isolamento.
Os testes serão realizados de forma voluntária, com o governo tendo como meta aumentar de cerca de 1.500 para 20 mil testes diários no próximo mês. O objetivo é testar os moradores do Grão-Ducado em contingente, com alguns sendo testados diversas vezes.
Para a Reuters, o CEO do Instituto de Saúde de Luxemburgo e porta-voz da Força-tarefa de enfrentamento da covid-19, Ulf Nehrbass, disse é importante que o país reforce o seu sistema de TI para lidar com todos esses dados.
“Está claro que todos devem ser testado e que isso deve ser feito nos próximos dias com uma capacidade de 1.500 testes por dia. Isso é o suficiente para garantir a estabilidade do sistema de TI”, afirmou.
Nehrbass disse que mais laboratórios devem ser adicionados no projeto, permitindo que as autoridades obtenham mais resultados de testes simultaneamente.
Os testes em massa são importantes para garantir o isolamento daqueles que estão assintomáticos, reduzindo a propagação do vírus. O Intituto de Saúde do país estima em 1.500 o número de assintomáticos no Grão-Ducado.
Luxemburgo planeja instalar 17 estações de testes para os seus cidadãos e as comunidades próximas à fronteira na Alemanha, Bélgica e França. Até o momento, o país possui 3958 casos confirmados da doença com 109 mortes.