O ditador Nicolás Maduro anunciou que vai fazer um referendo, em 3 de dezembro, para perguntar à população venezuelana sobre a anexação da região de Essequibo, que representa cerca de 70% do território da Guiana, à Venezuela.
Maduro pretende fazer o referendo com cinco perguntas. Uma delas é esta: “Você está de acordo com a posição histórica de não reconhecer a jurisdição da Corte Internacional de Justiça [CIJ] para resolver a controvérsia territorial sobre a Guiana?”.
A CIJ é a principal Corte da Organização das Nações Unidas (ONU) em Haia, e todos os membros estão sob jurisdição dela, inclusive a Venezuela e a Guiana. O ditador chegou a dizer, em 2017, que não aceita decisões da Corte de Haia, que é a responsável por julgar conflitos nas fronteiras.
Outra pergunta que Maduro deve fazer para a população venezuelana é sobre a criação do Estado da “Guiana Essequiba”. O ditador está disposto a entregar a cidadania venezuelana para os moradores da região.
+ Leia mais notícias sobre Mundo em Oeste
A pergunta é a seguinte: “Você está de acordo com a criação do estado da Guiana Essequiba”, diz a pergunta do ditador, […] conforme o Acordo de Genebra e do Direito Internacional, incorporando como consequência esse Estado ao mapa do território venezuelano?”.
A região representa cerca de 70% da Guiana e tem mais de 120 mil moradores. Um dos interesses da Venezuela em “roubar” o território do país vizinho se deve ao potencial petrolífero que existe em Essequibo.
Guiana diz que Maduro deslocou tropas para a fronteira
O governo da Guiana pediu, na última segunda-feira, 30, a intervenção imediata da CIJ. O primeiro-ministro, Mark Anthony Phillips, mostrou evidências de que Maduro está concentrando tropas e construindo um aeroporto militar na fronteira entre os países.
+ Leia também: “Venezuela tenta ‘roubar’ território da Guiana”
Phillips conseguiu o apoio do governo de Joe Biden, dos EUA, sobre o possível conflito. Ele também conversou com o embaixador brasileiro, Benoni Belli, que pareceu oferecer uma mediação.
“O governo brasileiro tem defendido sempre a solução pacífica da controvérsia territorial entre Venezuela e Guiana”, disse o embaixador brasileiro. “No contexto dos mecanismos previstos no artigo quarto do Acordo de Genebra.”
Entenda a história
A disputa é antiga e remonta à independência venezuelana da Espanha, em 1810. Caracas argumenta que a área é parte do seu território porque, durante o período colonial, integrou a capitania geral da Venezuela.
Depois do domínio espanhol, os holandeses administraram a região a partir de 1648, e o Reino Unido a partir de 1814.
+ Leia mais: “‘STF’ da Venezuela suspende primárias vencidas por María Corina”
Em 1899, uma sentença arbitral em um tribunal de Paris conferiu a soberania sobre a região ao Império Britânico.
A Venezuela entrou com um processo nas Nações Unidas em 1962 para contestar a decisão de 1899. Em 1966, ano em que a Guiana obteve sua independência do Reino Unido, foi assinado o Acordo de Genebra, que determinou o controle da área pelos guianenses, mas admitiu a contestação da Venezuela. A disputa deveria ser resolvida em quatro anos, mas isso não aconteceu.
Logo esse troglodita voltará a reivindicar partes do território brasileiro que há muito constam dos mapas oficiais venezuelanos como “área em litígio com o Brasil”.
O ditador-gorila precisa de guerra para suspender as eleições e/ou está recebendo ordens do #PCC e do #Hamas para trazer conflitos militares para o continente sul-americano!
Os anúncios aumentaram ou é minha impressão?
Que a inexpressiva Guiana não conte com o Calango ex-presidiá, digo, “inocentado”, nem com as Forças Desalmadas que atualmente se dedicam a fazer politicagem e a gastar em vinhos, camarões e naquele azulzinho que faz o pintinho cantar de galo… um bando de frouxos. Generais são muito valentes para com os subordinados, para estes sempre há no horizonte o regulamento e a destruição da carreira…
Esse aí tá querendo dar uma de “Leopoldo Galtiére” , com as ilhas Falkland.
Vai se dar mal como o outro se deu.( deviam explicar isso para ele)
O problema é que na época ele era muito novo para entender como foi o espírito da coisa.
Referendo de Maduro? Hahaha. É piada! Ele já colocou seu exército para calar o povo nas ruas. Os venezuelanos estão fora da Venezuela. Abandonaram seu país amado por causa de um terrorista ditador que está no poder. E a matéria da Oeste bem mostra a soberania da Guiana.
Perfeitas observações, estou contigo…
Nicolas Podre, sabendo que perdera nas proximas eleiçoes para Maria Corina Machado, e que o povo ja esta saturado desse saco de batatas, que só criou miseria e derrotas para a Venezuela. Sao impostores protegidos pelos militares covardes e narcotraficantes, que pensam que terao o poder de dominar esse lindo pais para sempre. Um dia tudo que esta maduro apodrece e termina virando estrume.
Faço minha suas palavras amigo e estrume malcheiroso demais que com certeza nem para esterco serve!!!
Conforme informação dada em outro post, a embaixada norte-americana informou sobre a presença de uma “pequena” força militar daquele país em território Do estado do Pará, para treinar com militares brasileiros a arte da guerra na selva: “…esses exercícios são planejados com anos de antecedência e não estão relacionados a NENHUM EVENTO DO MUNDO REAL”. Pois sim, eu “acredito”, basdta apenas informar que tem algo bem mais interessante em jogo naquela região.
Esse Bigodón só tem duas formas de invadir por terra a Guyana: A primeira é pelo litoral, seguindo a praia, não sei se isso é possível para veículos pesados sobre rodas, de lagartas talvez. A segunda é passando pela reserva Raposa Serra do Sol, através de estradas já existentes em território do estado de Roraima e que ligam esse estado à Guyana. Mas para fazer isso, teria que invadir o território do estado de Roraima. Como isso irá se concretizar, eu não sei. Ao que parece, esse país não dispõe de exército capaz de enfrentar essa empreitada naquele local então é só relaxar e gozar, como já disse uma certa política paulistana. Devo lembrar que a Guyana, apesar de não possuir um exército capacitado, deve ter alguma proteção da Inglaterra e aí o pau vai quebrar de verdade.
Este Maduro vai cair de Podre em breve.
???????????????????? perfeito maduro vai comer chumbo até pelos córnios….????????????????
Aguardemos.
Este paquiderme, travestido de personagem humano, vai colocar a região no fogo….
E vai tomar fogo no rabo até não querer mais…
Ditadorzinho, tomara que se ferre.
Bem que seu amigão Luiz nove dedos Ladrão da Casa do c……….o poderia ajudá-lo e Sifú também nos dando paz por aqui. A Venezuela não aguenta 10 dias de bombardeios nas costas…..kkkkkk