Um fenômeno astronômico é sempre fascinante. Periodicamente, os habitantes da Terra têm o privilégio de observar — a olho nu ou com o auxílio de instrumentos ópticos — alinhamentos, conjunções e acontecimentos curiosos no céu. Nesta semana, Mercúrio, Júpiter, Vênus, Urano, Marte e a Lua alinham-se num magnífico “desfile” no céu, que poderá ser visto a olho nu.
Segundo Bill Cooke, astrônomo da Nasa, o melhor dia desta semana para a observação do fenômeno celeste é hoje, terça-feira 28. A tal conjunção recebe o nome de “desfile planetário”, e é visível logo após o pôr do sol. Mas, diferentemente de certos fenômenos, como eclipses e chuvas de meteoritos, que são locais, o alinhamento desta semana poderá ser visto de qualquer lugar da Terra. Desde que o observador tenha a sorte de ter um céu claro e uma boa visão do horizonte a oeste.
O astrônomo da Nasa explicou que, devido ao seu brilho intenso, Vênus e Marte serão facilmente identificados à noite. A estrela vespertina (Vênus) será um dos pontos mais brilhantes do céu — ele só perde para o Sol e para a Lua —, e Marte estará perto da Lua com o seu tom avermelhado característico. Já Mercúrio e Urano, porque não têm intenso brilho, podem ser mais difíceis de detectar.
Jake Foster, astrônomo do Observatório Real de Greenwich, disse que, “a olho nu, mesmo de uma cidade com luzes, Júpiter, Vênus, a Lua e Marte devem ser facilmente visíveis. Urano deve ser visível com um telescópio de tamanho médio, e Mercúrio é um desafio adicional para os muito determinados”.