Na próxima terça-feira 15, a população mundial deve chegar à marca de 8 bilhões de habitantes, segundo projeção da Organização das Nações Unidas.
Atualmente, a maior parte dessas pessoas vive em países considerados não plenamente democráticos. A cada 10 habitantes, sete (5,7 bilhões) estão em países com essas formas de governo.
Em 2011, quando a cifra alcançada foi a de 7 bilhões — a projeção revisada da ONU indica que, na verdade, o número foi atingido em 2010 —, metade da população vivia sob autocracias e metade sob democracias.
Neste ano, para cerca de 3,6 bilhões de habitantes é possível votar em eleições multipartidárias e escolher um líder, mas outros direitos, como a liberdade de expressão, e a independência de instituições como legislativo e judiciário foram suprimidos — são as chamadas autocracias eleitorais.
Para outros 2,1 bilhões que vivem em ditaduras, pleitos não são mais uma realidade ou se tornaram algo de fachada, sem competição política real e com perseguição a opositores do regime em vigor.
Em números absolutos, países com regimes democráticos e os com regimes autoritários quase se equivalem: 89 ante 90. A África, por exemplo, é a região com maior fatia da população (mais de 85%) vivendo sob autocracias eleitorais e ditaduras.
Acrescente o Brasil.
Estamos todos em desgraça. A maioria, que vive em regimes totalitários, está pior, mas democracia é só um dos 50 tons de socialismo. A simples existência do estado é algo anti-natural. Vivemos 50, 100, 200 mil anos sem estado é só nos últimos 5 mil que esse câncer apareceu pra nos atrapalhar a vida. Ñ evoluímos, nos últimos 5 mil anos, graças ao estado, evoluímos apesar dessa porcaria.
As Big techs é quem mandam hoje em dia.
INQUISIÇÃO OU LIBERDADE. Temos de escolher.
Eu particularmente não acredito em democracia. Eu acho que o comuno/socialismo é um mau absoluto e que a tal da anistia foi um erro terrível, pelo qual estamos pagando o altíssimo preço hoje em dia. Resultado: estamos novamente em perigo, e dá-lhe um repeteco de 1964, para tentar salvar esta nação (mais uma vez), por que pelo visto, o povinho aqui tem memória muito curta mesmo. Eu acho que o Brasil é uma republiqueta de banana mesmo, bem como todo o resto da América Latrina, onde as instituições são muito frágeis, então, entre uma ditadura de esquerda e uma de direita, eu francamente fico com a última. E quer saber mais, Viva Pinochet, e que se dane o resto.
Tem que saber se o Brasil já está incluído nos países sem democracia? Se não, tem que incluir urgentemente, estamos sob regime de ditadura do STF e do TSE!