publicidade
Mundo

María Corina, sobre Nobel da Paz: 'Impulso para alcançar a liberdade'

Opositora da ditadura de Nicolás Maduro recebeu a notícia do prêmio durante ligação com Edmundo González, diplomata venezuelano exilado na Espanha

María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela | Foto: Reprodução/Instagram
María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela | Foto: Reprodução/Instagram

María Corina Machado, líder da oposição à ditadura de Nicolás Maduro, disse estar “em choque” com a notícia de que recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Por meio de suas redes sociais, nesta sexta-feira, 10, ela afirmou que o “imenso reconhecimento” servirá como “impulso” para alcançar a liberdade da Venezuela.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

“Estamos no limiar da vitória e, hoje, mais do que nunca, contamos com o presidente Trump, o povo dos Estados Unidos, o povo da América Latina e as nações democráticas do mundo como nossos principais aliados para alcançar a liberdade e a democracia”, escreveu María Corina.

Ela também conversou por telefone com o diplomata Edmundo González, candidato da oposição à Presidência da Venezuela. Ele vive exilado na Espanha desde que o ditador Nicolás Maduro se autoproclamou vencedor do pleito de 2024.

“Não consigo acreditar”, disse María Corina a González durante a ligação. O diplomata respondeu que ambos estavam “em choque de alegria”.

Prêmio Nobel exalta coragem de María Corina

O comitê do Prêmio Nobel classificou a líder venezuelana como “um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos tempos recentes”. A nota oficial também a descreveu como “figura-chave e unificadora de uma oposição política antes profundamente dividida”.

“É precisamente isso que está no cerne da democracia: nossa disposição compartilhada de defender os princípios do governo popular, mesmo discordando”, diz trecho do anúncio. “Em um momento em que a democracia está ameaçada, é mais importante do que nunca defender esse ponto em comum.”

+ Leia também: “González parabeniza María Corina por Nobel: ‘Merecido reconhecimento'”

María Corina se tornou a 20ª mulher a conquistar o Nobel da Paz desde a sua criação, em 1901. Em 2023, a iraniana Narges Mohammadi conquistou o mesmo reconhecimento.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Como tem “analista “ que não sabem extrapolar, auferir cinismo, deboches, dissimulação, falsa bandeira e varias outras táticas para dissimular as VERDADEIRAS INTENÇÕES…..kkkkk …gente simplória que se acham espertas é o que mais tem dentre povos hispânicos…PERSAS e Anglos Saxões e Judeus SÃO os melhores estrategistas do MUNDO!
    Vcs acham mesmo que TRUMP tava ligando pra Nobel da PAZ!?
    Então vcs precisam urgentemente de tratamento anti imbecis.
    Escrevam aí…..SE o ladrãozinho pinguço CONCEDER que os EUA invistam e desenvolvam as enorme reservas de terras raras de SP Goiás e Minas…..Os EUA enterram os CONSERVADORES tupiniquins…sem dó!

  2. Leonardo de Almeida Queiroz
    Leonardo de Almeida Queiroz

    Quando o Nobel Prize acerta assim é uma luz a mostrar o caminho em um mundo em estado de confusão como o vemos hoje! Entre Trump e entidades discutíveis o Nobel falou alto o que o mundo precisa ouvir! Viva Maria Corina!

    1. Teresa Guzzo
      Teresa Guzzo

      Maria Corina é a grande vencedora do prêmio Nobel da Paz.Para mim é a heroína da América Latina. Seu trabalho, seu caráter e sua coragem foram finalmente reconhecidos mundialmente.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade