O McDonald’s recebeu um processo do Distrito Leste de Nova Iorque, nos EUA. Um cliente alega ter sido enganado por uma propaganda que mostra o hambúrguer da empresa maior do que na vida real.
Segundo informações da BBC News, o consumidor moveu uma ação coletiva contra a rede de fast-food — quando há um prejuízo que afeta um conjunto de pessoas ou a sociedade como um todo.
O cliente está pedindo US$ 50 milhões em danos tanto para si quanto para outros consumidores. Além do McDonald’s, o homem está processando a rede de restaurantes Wendy’s, sob a mesma justificativa. A ação judicial afirma que os hambúrgueres vendidos por ambas as empresas possuem pelo menos 15% a 20% menos carne do que os lanches apresentados nos comerciais.
Na internet, clientes das redes McDonald’s e Wendy’s publicaram fotos do real estado dos hambúrgueres comprados. Até agora, nenhuma das empresas processadas se manifestou a respeito.
@Wendys this is supposed to be your new Bourbon Bacon Burger??! This is not worth $9. Y’all tripping. Look at this… pic.twitter.com/4K97t5uAIn
— JayFiggy | Content Creator (@JayFig225) November 28, 2021
Situação no Brasil
Em território nacional, redes de fast-food também foram alvo de críticas por conta de publicidade. Por meio de um requerimento de Nelsinho Trad (PSD-MS), o Senado convocou o McDonald’s e o Burger King a se explicarem sobre suposta propaganda enganosa envolvendo lançamentos recentes de sanduíches.
“Eu não imaginava que a picanha tinha um cheiro, a costela outro. Estamos em um momento da sociedade brasileira em que essa palavra fake está colocada em várias questões que nos surpreendem a cada dia. Agora, sanduíche fake? É pra acabar! Precisamos colocar em pratos limpos”, escreveu o senador Nelsinho Trad nas redes sociais.
Fiz o requerimento e, no próximo dia 12, às 14h de Brasília, vamos fazer audiência pública, no @SenadoFederal , e ouvir as redes de fast food McDonald’s e Burger King sobre os possíveis casos de publicidade enganosa em relação aos sanduíches “Mc Picanha” e “Whopper Costela”.
— Senador Nelsinho Trad (@nelsinhotrad) May 3, 2022