Prêmio mais cobiçado por um atletas olímpicos, a medalha dourada não é feita com ouro puro — as insígnias dadas aos vencedores das competições das Olimpíadas de Paris, por exemplo, são são de uma liga com 95% de prata.
A medalha de ouro das Olimpíadas de Paris pesa 529g e apenas 6 g é ouro — o que corresponde a menos 2% do total. De prata são 505 gramas. Os 18 gramas restantes são um formados por um pedaço hexagonal Torre Eiffel. A fração do grande símbolo da cidade sede dos jogos deste ano adorna o centro da insígnia.
O design é da Louis Vuitton, a icônica marca francesa de artigos de luxo, como roupas, sapatos e joias. A quantidade de ouro escolhida é a porção mínima determinada pelo Comitê Olímpico Internacional.
Louis Vuitton além da medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris
As medalhas de bronze e prata, assim como a de ouro, levam a assinatura da Louis Vuitton e um pedaço hexagonal da Torre Eiffel no centro. Além disso, a empresa desenvolveu um traje especial para os portadores das insígnias — os responsáveis por levá-las aos atletas no pódio para o momento da premiação. De acordo com a grife, o conjunto é formado por camisa polo, calças largas e um tradicional boné gavroch.
Leia também:
Também coube à Louis Vuitton desenhar uma bandeja especialmente para acomodar as medalhas do evento. A marca afirma que a inspiração para o modelo veio dos baús fabricados pela companhia.
“Essas roupas e bandejas de medalhas mais uma vez personificam a ambição que perseguimos desde o início de nossa parceria com Paris 2024, ou seja, contribuir com todo o nosso conhecimento e o melhor da nossa criatividade a cada instante, para sermos verdadeiramente o artesão de todas as vitórias”, disse Antoine Arnault, CEO da companhia.“ Por meio dessa contribuição para as Cerimônias da Vitória, estamos exibindo o trabalho de nossos artesãos e das organizações com as quais trabalhamos, adicionando um toque especial a este momento histórico para os atletas, um dos momentos mais lindos de suas carreiras e uma memória para toda a vida.”
Coerente com França …
Se identifica como ouro mas é prata .
A esquerda rouba em tudo, até nas medalhas