Um relatório médico revelou que a boxeadora Imane Khelif, da Argélia, possui cromossomos XY e testículos internos. A informação, publicada no site norte-americano Reduxx, veio à tona meses depois de Imane ter conquistado uma medalha de ouro no boxe feminino na Olimpíada de Paris 2024. O relatório foi descoberto por um jornalista francês.
O documento foi elaborado em junho por uma parceria entre o Hospital Kremlin-Bicêtre, em Paris, e o Hospital Mohamed Lamine Debaghine, na Argélia. Os endocrinologistas Soumaya Fedala e Jacques Young revelaram que Imane tem deficiência de 5-alfa redutase, transtorno que ocorre em homens biológicos.
+ Boxeadora italiana desiste depois de 46 segundos contra lutadora intersexual
Essa anomalia genética afeta o desenvolvimento normal dos órgãos sexuais. Ao nascimento, meninos com essa deficiência são frequentemente designados como do sexo feminino devido à genitália deformada. Na puberdade, tornam-se aparentes sinais de masculinização, como crescimento muscular e ausência de seios.
No final de outubro, o jornalista Djaffar Ait Aoudia obteve um exame físico detalhado realizado em Imane Khelif. O relatório clínico mostrou que uma ressonância magnética não encontrou útero, mas testículos internos e um “micropênis”. Testes confirmaram o cariótipo XY e níveis de testosterona típicos de homens.
Recomendações médicas
O relatório recomenda que Imane passe por “correção cirúrgica e terapia hormonal” para alinhar-se com sua identidade de gênero percebida. Também sugere apoio psicológico devido ao impacto neuropsiquiátrico significativo causado pelos resultados.
Georges Cazorla, técnico da boxeadora, já havia admitido que a boxeadora foi avaliada depois de ser desqualificada pela Associação Internacional de Boxe, em março. Cazorla reconheceu um “problema com os cromossomos” de Khelif, mas defendeu sua participação em competições femininas.
Imane Khelif foi colocada em supressores de testosterona depois da avaliação médica. No entanto, o Comitê Olímpico Internacional (COI) não realiza testes cromossômicos desde 1999, e, na Olimpíada de Paris, a única exigência era ter um marcador de sexo feminino em documentos legais.
Alan Abrahamson, professor da Universidade do Sul da Califórnia, confirmou o cariótipo de Imane. Em agosto, ele afirmou ter visto os resultados dos testes cromossômicos de 2022 e 2023, que “concluíram que o DNA da boxeadora era masculino, consistindo de cromossomos XY”.
Entidades do esporte já tinham emitido alertas para condição de boxeadora da Argélia
Depois da vitória de Khelif em Paris, a IBA confirmou que ela falhou em múltiplos testes cromossômicos, mas não pôde liberar os resultados devido ao Comitê Olímpico Argelino.
A atleta Marshi Smith, do Conselho Independente de Mulheres no Esporte (Icons, na sigla em inglês), criticou o COI por permitir que Khelif competisse.
Leia também: “Ex-campeão alertou o COI sobre ‘lutadores masculinos’ no boxe feminino”
“Eles ficaram parados, enquanto as mulheres eram submetidas a agressões físicas por espetáculo, despojadas de segurança, justiça e suas conquistas de vida”, disse. “Todos os envolvidos devem enfrentar consequências rápidas e sérias.”
Marshi acrescentou que acredita que Khelif deveria ter sua medalha de ouro retirada, mas duvida que qualquer ação será tomada.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Apesar da anomalia, há a confirmação de cromossomos XY e níveis de testosterona de homens! Reconheço que a condição tenha sido impactante para a vida de Khalif! Entretanto, participação das dessas pessoas deveria ou ser na categoria masculina ou ser em uma terceira categoria!
Não é justo que mulheres tenham de competir com homens biológicos!
Que as entidades envolvidas tenham a coragem de corrigir tal erro!
Verdadeiro, atual e corajoso.
Excelente artigo.
O artigo da Ana Paula deveria ser enviado a todas escolas brasileiras. Também .a todas instituições religiosas, secretarias de educação e ser objeto de estudo e debate.
É simples. Quem tem órgãos masculino é homem e não mulher.
É uma situação muito complicada, pelo que li, os órgãos masculinos são internos, portanto, deve haver genitália feminina TB, então, embora eu achei desproporcional ela lutar com mulheres, não penso que ela seja desonesta, pq conforme a matéria, ela foi designada e criada como mulher desde o nascimento…vejo que a melhor solução seria criar se uma classe intermediária para pessoas com essa condição, pq entre homens ela levaria desvantagem pela supressão da testosterona, e entre as mulheres ela leva vantagem pq tem mais testosterona e formação física interna masculina…mas acho que não deve haver condenação pública, pq não foi uma opção dela se auto determinar mulher, ela foi assim designada no nascimento.
Você PENSA que ela tenha órgãos femininos, mas não tem. A matéria não afirmou isso. Apenas que há deformação. Outra coisa, foi desonesto , SIM, pois sabia dos testes DELE e mesmo assim permitiram que batesse em mulheres. Quando isso é certo? Um homem lutar boxe de igual pra igual com uma mulher?????? Homem bater em mulher???? É isso que você defende?????
Que a Justiça Divina prevaleça e esse erro grosseiro por omissão ou má fé, seja corrigido! Nada contra os XY ,mas, em defesa das XX …
Esse é o novo normal. Lamentável.
Esse é o novo normal. Lamentável.
Alem dos problemas físicos do atleta, ressalte-se a deformação moral de um homem se fingir de mulher para espancar mulheres de verdade fraudando vergonhosamente os nobres principios esportivos de Pierre de Coubertain, um nobre frances agora humilhado pela ralé do Macron!
A verdade sempre aparece.
A olimpiada na França, neste caso e em outros, foi um desastre.
ME DECEPCIONOU DEMAIS, ESSE PAÍSINHO DE MERD, que a France.
KKKKKKKK só um cego não via que era truta
Que é que é isso, Oeste?! Vocês noticiam que o sujeito é homem, que tem testículos internos e não útero, que tem cromossomos XY (homem!), e ainda assim o chamam de «lutadora» e «boxeadora»?? Um pouco mais e o chamavam de moçoila.
Endosso!
Eu fico com dó da situação deste homem, acho que é muito sofrida uma situação dessas, um defeito de nascença. Mas não deveriam tê-lo deixado lutar boxe com mulheres.
A França é uma vergonha, da Europa é o país que mais defende essa agenda progressista, contra os valores conservadores, onde os homens se tornaram vilões pelo simples fato de ser homens, e permitem que um macho surre uma mulher e ainda lhe concede premiação máxima, que vergonha. Não precisa nem de exames especiais, está estampado na fisionomia que é homem.
Não importa se é homem ou projeto de homem. Antes de tudo ele é um canalha covarde que ganha a vida batendo em mulher.
Tempos estranhos
Esse fato já era absurdo desde o começo. Todos nós vimos o massacre das atletas mulheres. Pior será ver agora que ninguém será punido por essa agressão! A medalha deve ser devolvida. Imane sabia muito bem que estava competindo de maneira desonesta! Esse mundo está perdido mesmo…
Esse fato já era absurdo desde o começo. Todos nós vimos o massacre das atletas mulheres. Pior será ver agora que ninguém será punido por essa agressão! A medalha deve ser devolvida. Imane sabia muito bem que estava competindo de maneira desonesta! Esse mundo está perdido mesmo…
Essa olimpíada foi marcada só por vergonhas, olimpíada da mentira