Enquanto brincava próximo da escola onde estuda no condado de Vestland, na Noruega, uma menina de oito anos encontrou uma adaga de pederneira de quase 4 mil anos. A descoberta foi divulgada nas redes sociais em 2 de maio.
“Eu ia pegar um pedaço de vidro e a pedra estava lá”, disse a criança, identificada como Elise, à imprensa local. A garota mostrou a “pedra” à professora Karen Drange, que notou algo estranho no objeto. A docente contatou um grupo de pesquisadores locais para examinar o item.
Características da adaga descoberta pela menina
O arqueólogo Louise Bjerre Petersen disse que a ferramenta de sílex é um achado raro. Constatou-se que o objeto foi feito por povos que viviam na costa do Mar do Norte, na Dinamarca.
De acordo com Petersen, a adaga era usada para caçar. Ela, provavelmente, data da Nova Idade da Pedra, ou Neolítico, período da Terra em que humanos moldavam ferramentas de pedra e passaram a ter plantas e animais domesticados, construir aldeias permanentes e desenvolver artesanato, como a cerâmica. A adaga será catalogada e utilizada em pesquisas no Museu da Universidade do Condado de Vestland.
eu li adega