Os mexicanos foram às ruas da Cidade do México, no domingo 13, para protestar contra o plano do presidente Andrés Manuel López Obrador de reformar o Instituto Nacional Eleitoral (INE). Os manifestantes temem que a mudança concentre o poder nas mãos do governo.
O esquerdista López Obrador, que apresentou o plano em abril, há muito critica as autoridades eleitorais do país, inclusive acusando-as de ajudarem a arquitetar suas derrotas quando concorreu à Presidência, em 2006 e 2012.
Ele disse que a reforma permitiria aos cidadãos elegerem autoridades eleitorais e reduzirem a influência dos interesses econômicos na política. Também cortaria o financiamento para partidos políticos e limitaria o tempo de publicidade.
A iniciativa também propõe a redução do número de deputados federais de 500 para 300, enquanto o número de senadores passaria dos atuais 128 para apenas 96.
Na semana passada, o Congresso começou a discutir o plano. O partido governista de esquerda de López Obrador e seus aliados precisariam de uma maioria de dois terços no Congresso para fazer mudanças na Constituição. Atualmente, o partido está aquém dessa maioria.
Despertou preocupações generalizadas de que as mudanças poderiam pressagiar uma tomada de poder, porque dá ao presidente mais controle sobre os sistemas eleitorais.
Manifestantes na Cidade do México, muitos segurando cartazes e faixas ou vestindo camisetas com slogans “Defender o INE”, começaram no monumento do Anjo da Independência.
Ele ganhou força durante o dia, enquanto os manifestantes se moviam na Avenida Reforma, em direção ao Monumento à Revolução.
Essa foi uma das maiores marchas contra as políticas de López Obrador até agora.
O mandato presidencial no México dura 6 anos e não é renovável.O atual mandatário foi eleito em 2018.A América Latina vai precisar sair às ruas como nunca em 2023.
A PRIMAVERA BRASILEIRA TEM DE CHEGAR ATÉ CUBA….
A AMÉRICA LATINA TEM DE SE JUNTAR E ACABAR COM ESSE CÂNCER QUE CUBA faz há decadas.. patrocinar o comunismo na nossa região.
NÃO É MAIS UMA BRIGA dos NORTE AMERICANOS…é e TEM de ser da América Latina/Caribe a missão urgente de libertar o POVO CUBANO. POR UM FIM nesse patifes ditadores e cancerigenos do comunismo latino
A reação contra o stanlidhment de esquerda começou
México. Peru. Chile. Israel etc etc etc
Lutem mesmo!!!! É o mesmo que querem fazer no Brasil
A primavera está chegando.
Notícias sobre Nicarágua, Peru, Colômbia, Irã, Chile e agora México, não aparecem com destaque em outros veículos. Estou confuso! Estaria Oeste “fakeando?” Socorro!
Votam nesses pilantras e depois vão pra rua protestar.
Parabéns ao povo mexicano.