O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, confundiu-se durante um encontro com a diplomacia brasileira e chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “Vladimir Putin”, o presidente da Rússia. A cena ocorreu na quarta-feira 20, em Nova York.
“Apreciamos a decisão do presidente Putin… do presidente Lula, de que seu representante, seu assessor de segurança internacional, continue participando das reuniões de coordenação de paz sobre propostas pelo presidente Zelensky”, disse Kuleba.
Leia mais: Com outros planos em mente, Rússia e China ignoram a Assembleia Geral da ONU
Logo em seguida, o chanceler elogiou o encontro e afirmou que, agora, cada presidente entende melhor a posição do outro. Kuleba classificou a reunião como um “momento muito importante”.
A reunião entre os dois chefes de Estado durou pouco mais de meia hora, no hotel onde Lula está hospedado. Zelensky entrou por um acesso sigiloso, sob forte esquema de segurança. Ele não foi visto pela imprensa na chegada nem ao deixar o prédio, segundo informações da CNN Brasil.
O encontro entre Lula e Zelensky
Os dois presidentes estão reunidos na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa foi a primeira conversa bilateral entre ambos, depois de desencontros e mal-estar diplomático.
A jornalistas, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que o encontro foi “amigável” e que ambos trocaram informações sobre o Brasil, sobre a Ucrânia e sobre a “situação do mundo”.
“Foi uma longa discussão, em um ambiente tranquilo, amigável, em que trocaram informações sobre cada um dos países e a situação do mundo neste momento”, explicou Vieira. “Os presidentes instruíram também suas equipes, os seus ministros, a continuarem em contato para desenvolver as relações bilaterais e discutir as possibilidades de paz.”
Nas redes sociais, Zelensky também compartilhou o momento com o petista e classificou a reunião como “importante”. “Ele continuará participando das reuniões da fórmula da paz”, escreveu o presidente ucraniano.
Leia também: Zelensky não aplaude Lula durante discurso na Assembleia Geral da ONU
Chamou o lula de Putin. Errou, foi “sem querer querendo”? O problema é que o Putin pode ficar irritado, com razão, e mandar bombardear Kiev.
reunião inutil