Na quinta-feira 14, o economista Mohammad Mustafa, de 69 anos, foi nomeado como o novo primeiro-ministro da Palestina. A informação foi divulgada pela agência oficial Wafa.
Desde a renúncia de Mohammad Shtayyeh, em fevereiro, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) estava sem um líder de governo.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Mustafa é presidente do Conselho de Administração do Fundo de Investimento da Palestina desde 2015. Já ocupou o cargo de vice-primeiro-ministro e ministro da Economia Nacional, de 2014 a 2015, além de ter desempenhado o papel de vice-primeiro-ministro para Assuntos Econômicos no governo palestino.
Renúncia do ex-primeiro-ministro Shtayyeh
Mohammad Shtayyeh renunciou ao cargo em 26 de fevereiro. Na ocasião, ele disse que a Faixa de Gaza precisaria entrar em uma nova fase de governo por causa da nova realidade na região. Ele estava no cargo desde 2019.
Shtayyeh fez parte da Autoridade Nacional Palestina, que foi criada depois dos Acordos de Oslo entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP). A ANP controla partes da Cisjordânia, mas não tem controle sobre a Faixa de Gaza, que está sob administração do grupo terrorista Hamas.
+ Forças de Defesa de Israel eliminam terroristas do Hamas que atuaram no massacre de 7 de outubro
Israel reafirma compromisso de destruir o Hamas e diz rejeitar subordinação da Faixa de Gaza à ANP por questões de segurança pós-conflito. Há cerca de 17 anos, o poder no enclave palestino passou da ANP para os terroristas do Hamas.