O ator Michael Gambon, que entre outros personagens interpretou Albus Dumbledore na franquia dos filmes Harry Potter, morreu aos 82 anos. A morte dele foi confirmada nesta quinta-feira, 28.
Leia mais: “Ex-ator troca novelas por vida em barco”
A morte foi anunciada pela família do ator por meio de uma nota emitida pela agente de relações públicas, Clair Dobbs. Segundo a agência de notícias PA Media, ele morreu “pacificamente no hospital”.
“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon”, afirma a família do artista, no comunicado divulgado à imprensa. “Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua mulher, Anne, e seu filho, Fergus, ao lado de sua cama, depois de um ataque de pneumonia.”
Em 60 anos de carreira, Gambon ficou conhecido por interpretar papeis marcantes — além de Albus Dumbledore em Harry Potter
Nascido em Dublin, Irlanda, sir Michael John Gambon começou a atuar no palco no início dos anos 1960. Mais tarde, estreou na TV e no cinema. Durante 60 anos de carreira, ele interpretou papeis marcantes na série O Detetive Cantor (onde deu vida ao escritor Philip Marlow) e no filme Gosford Park (no qual fez o papel do industrial William McCordle).
Leia mais: “Ator de Harry Potter é roubado no Rio de Janeiro”
Outras produções em que ele teve atuações de destaque foram O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante, de Peter Greenaway, em que ele interpretou o líder psicótico da máfia, Albert Spica, em 1989. Ele também fez o papel do idoso rei George 5º, em O Discurso do Rei, de Tom Hooper, que venceu O Oscar de melhor filme em 2011.
No papel de Albus Dumbledore, em Harry Potter, ele assumiu o cargo de diretor do colégio para formação de bruxos Hogwarts no segundo filme da franquia, Câmara Secreta, em 2004, depois da morte de Richard Harris (aos 72 anos, em 2002), que até então era o intérprete. Harris participou dos dois primeiros longas da franquia.
RiP!
Grandes atores e atrizes dessa saga marcante! Saudades