O ator Sidney Poitier morreu nesta sexta-feira, 7, aos 94 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Poitier foi o primeiro negro a conquistar o Oscar — prêmio máximo do cinema — de melhor ator, por sua atuação no filme Uma Voz nas Sombras (1963).
Com uma trajetória profissional de mais de sete décadas, Poitier atuou em filmes como Adivinhe Quem Vem para Jantar, No Calor da Noite, O Chacal, Ao Mestre com Carinho e O Sol Tornará a Brilhar, entre outros clássicos.
Poitier se tornou um ícone do movimento negro nos Estados Unidos, especialmente nos anos 1960. Ao se destacar, o ator acabou abrindo as portas de Hollywood para dezenas de atores negros de outras gerações.
Em novembro de 1943, bem antes de se tornar um astro do cinema, Poitier mentiu sobre sua idade e se alistou no Exército para lutar na Segunda Guerra Mundial.
A morte de Poiter foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores das Bahamas, Fred Mitchell. O ator cresceu em Cat Island, nas Bahamas, mas recebeu a cidadania norte-americana por ter nascido em Miami, durante uma viagem de seus pais aos EUA, em fevereiro de 1927.
Em 2002, Poitier recebeu um Oscar honorário pelo conjunto da obra. Jamais precisou cotas raciais para vencer na carreira.
Este clipe de Ao Mestre com Carinho (1967) funciona como uma homenagem póstuma:
Esse filme “Ao Mestre com Carinho” marcou a minha adolescência, inclusive a música-tema.
Grande ator e ótima figura humana!
Obrigado pelos momentos incríveis que proporcionou a todos nós, com maravilhosas interpretações sempre.
Que sua alma descanse em paz.
E vivas ao mérito!!
Linda homenagem!!! Minha mãe era fã deste grande ator. Obrigada!