O pai do ex-ditador da Venezuela, Hugo Chávez, morreu nesta terça-feira, 9, aos 91 anos. Hugo de los Reyes Chávez era cuidado por um grupo de médicos cubanos desde que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) quase duas décadas atrás. O presidente Nicolás Maduro prestou solidariedade à família e destacou que o patriarca foi um “conselheiro” para ele.
Em áudio enviado pelo WhatsApp e compartilhado em sua conta no Twitter/X, o atual ditador falou sobre “a amizade, os conselhos, afeto e bom humor” de Los Reyes. “Continuaremos avançando por você”, disse Maduro.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
A morte do pai de Hugo Chávez desencadeou uma reação em série entre líderes comunistas e apoiadores do regime.
“Ele fundou uma família exemplar, dedicada à integração e soberania de Nossa América”, disse o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
Parte da equipe responsável pela segurança de Los Reyes, chamado pelos apoiadores de “carvalho das planícies” por sua longevidade apesar dos problemas de saúde, era composta de cubanos.
Saiba mais sobre o pai de Hugo Chávez
Los Reyes foi professor e governador de seu Estado natal, Barinas, entre 1998 e 2008.
Sua primeira vitória como governador foi no mesmo ano em que Hugo Chávez assumiu a Presidência do país.
Os filhos na política da Venezuela
Los Reyes perdeu dois de seus seis filhos em vida. O ditador Hugo, em 2013, vítima de câncer, e Aníbal, que atuava como prefeito de Sabaneta, em 2016, devido a uma infecção intestinal.
Adán, o primogênito da família comunista, ocupou diferentes ministérios nos governos de seu irmão e também na ditadura de Maduro, além de ter sido embaixador em Cuba. Atualmente, ele é reitor universitário.
Outro irmão de Hugo Chávez, Narciso, foi prefeito no município de Bolívar, em Barinas. Por anos, ele liderou o acordo entre Cuba e Venezuela.
Adelis, o caçula de Los Reyes, é o único que não assumiu cargo político, focando os negócios da família, incluindo o futebol. Ele lidera o time Zamora FC da Venezuela.
A notícia da morte de Los Reyes foi divulgada por sua neta, Maria Gabriela Chávez, nas redes sociais.
bem que podia ter levado junto um ladrão do Brasil !
um que tem nove dedos !!!