O dogue alemão Zeus, o cachorro mais alto do mundo, morreu devido a complicações em seu tratamento contra um câncer ósseo nesta terça 12.
O animal foi diagnosticado com a doença no final de agosto. Ele passou por uma cirurgia para amputar sua perna direita, o que deveria ser seguido de quimioterapia.
Mas, no pós-operatório, Zeus acabou contraindo uma pneumonia, o que causou a sua morte.
O animal estava com a cabeça no colo da tutora no momento da morte. “Estamos profundamente tristes em anunciar o falecimento de nosso amado cão, Zeus”, disse Brittany Davis, tutora de Zeus.
“Ele estava no meu colo, recebendo coçadinhas nas orelhas e beijos até o fim.”
Zeus completaria quatro anos em novembro e vivia com sua tutora na cidade de Bedford, nos Estados Unidos.
Brittany destacou que o pet era um cachorro especial, gentil e amoroso. Ela comentou que Zeus tinha os melhores veterinários e enfermeiros, que trabalharam 24 horas por dia para ajudá-lo, mas acabou adoecendo e não resistiu.
“Em três curtos anos, ele reuniu muita vida e nos trouxe grandes alegrias. Sua falta será sentida profundamente por toda a nossa família.”
Zeus no livro dos recordes
Com 1,05 metro, Zeus era reconhecido como o cão mais alto do mundo pelo Guinness World Records desde março de 2022.
O animal foi um presente do irmão de Brittany para ela, que sempre quis um dogue alemão. Quando chegou à tutora, tinha apenas oito semanas de vida e rapidamente se tornou uma parte importante da família.
De acordo com Brittany, o animal era tão alto que precisava beber água na pia da cozinha. Algumas vezes, roubava comida das bancadas.
“Sabemos que Zeus está em um lugar melhor agora, correndo livre e comendo as coisas boas das bancadas no céu. Nunca o esqueceremos. Adeus Zeusy! Nós te amamos”, concluiu Brittany.